Urbanismo

São 88 as ruas da rede fina da cidade que o programa Rua Direita vai reabilitar com 21 milhões de euros

  • Notícia

    Notícia

#mno_reabilitacao_urbana.jpg

A Câmara do Porto vai lançar um ambicioso programa de reabilitação da rede fina de espaços públicos degradados da cidade, designado por Rua Direita. No total abrange 88 arruamentos do sistema viário municipal, correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou rua degradadas em tecido consolidado.

Os espaços a intervencionar localizam-se por toda a cidade, e caracterizam-se por terem sido negligenciados durante décadas, apresentando hoje anomalias, defeitos de traçado e ausência ou degradação de espaços destinados à circulação pedonal.

O programa será apresentado amanhã durante a reunião de Executivo pelo vereador do urbanismo, Pedro Baganha, e contemplará a intervenção em 88 arruamentos, correspondentes a quase 15 km de vias, com um preço base para o investimento em projetos e empreitadas de 21,3 milhões de euros.

As intervenções realizar-se-ão durante a vigência do atual mandato autárquico, estando os primeiros concursos para execução dos projetos previstos para serem lançados durante o próximo mês de julho. Este novo programa não travará o programa de reabilitação das vias estruturantes da cidade, iniciado no mandato passado e em fase adiantada de execução.