Sociedade

Santo António é o melhor entre os maiores hospitais a nível nacional

  • Notícia

    Notícia

#mno_hospital_santo_antonio.jpg

Miguel Nogueira

A excelência clínica do Centro Hospitalar Universitário do Porto voltou a ser reconhecida. A estrutura que integra o Hospital de Santo António, o Centro Materno Infantil do Norte, o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e o Centro de Genética Médica foi premiada numa avaliação do desempenho dos maiores e mais complexos hospitais do país.

O prémio atribuído ao Centro Hospitalar Universitário do Porto distingue o desempenho desta unidade em 2019. Na mesma categoria estavam também nomeados o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

É mais um motivo de comemoração para o Hospital de Santo António, que em 2020 assinalou os 250 anos do lançamento da primeira pedra para a sua construção. A ocasião será assinalada com uma limpeza profunda da fachada do edifício, à qual a Câmara do Porto se associou, pelo seu manifesto e relevante interesse municipal.

A análise foi feita pela consultora multinacional IASIST, segundo os critérios de classificação das unidades de saúde definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), e atribuiu cinco galardões, em função da dimensão e complexidade de cada hospital.

Os hospitais de Braga, Cascais, Barcelos e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho foram premiados nas respetivas categorias.

Apenas os hospitais gerais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foram abrangidos por esta avaliação, não sendo por isso avaliados os hospitais privados nem os institutos de oncologia ou os centros de reabilitação.