Cultura

Samuel Fosso em destaque hoje no Fórum do Futuro

  • Dulce Pereira Abrantes

  • Notícia

    Notícia

O fotógrafo nascido em Kumba, nos Camarões em 1962, ganhou fama mundial com a conquista da 1.ª Edição do African Photography Encounters, em Bamako, no Bali. Hoje, Samuel Fosso pode ser visto e ouvido no Rivoli, às 16 horas, na sessão subordinada ao tema "Changing clothes" , integrada na programação do terceiro dia do Fórum do Futuro 2016.

Desde cedo, tinha 12 anos, teve de arranjar um "boulot" para ganhar dinheiro; por escolha, pediu ao tio para o levar pelo caminho da fotografia. Tirava retratos durante o dia para ganhar a vida e de noite "retratava-se" para enviar "petits cadeaux" aos seus pais que não viviam com ele. Fazia os seus auto retratos com os restos do filme que tinha usado durante o dia, inventava personagens e reinventava-se a ele próprio; era de todas as latitudes; ora era africano, ora era americano, ora era europeu, ora era asiático.

Samuel Fosso tem consciência do papel interventivo que ocupa neste palco global e aprecia esse papel, sente-se feliz por, como uma vez disse Paulo Cunha e Silva, pertencer a essa "arte inquieta (...) de vitalidade social, política e crítica".

Para Samuel Fosso, a arte traz clarividência, faz-nos olhar o mundo e permitir o cruzamento de conhecimentos entre uns e outros. A sua presença neste Fórum do Futuro, sob o tema "Ligações" comprova a função que também reconhece como sua de compreender/fazer compreender África através da arte, de trazer de volta a História Africana, que não é mais do que, segundo o artista, a História de todos nós.

Nas palavras de Samuel Fosso, "a fotografia alimenta-nos, globaliza-nos, dá-nos compreensão para sermos com os outros e para compreendermos a falta de compreensão e as divisões."

Samuel Fosso, o fotógrafo diz: "Lisant dans le futur, le présent est là pour nous transformer!"

"Changing clothes" com Samuel Fosso, acompanhado por Catarina Simão e José Capela, pode ser visto e ouvido no Rivoli, Auditório Isabel Alves Costa, hoje às 16 horas.

+Info: Fórum do Futuro 2016