Política

Saiba qual é a sua mesa de voto nestas eleições presidenciais

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

Logo_PR_2021.jpg

A Câmara do Porto disponibiliza, no seu sítio institucional, todos os editais referentes à localização das secções de voto para as eleições presidenciais do próximo domingo. Há um total de 225 mesas de voto, número recorde justificado pela pandemia.

No separador “Eleições Presidenciais 2021” pode consultar onde vota, identificar todas as secções e mesas de voto existentes no concelho do Porto, bem como aceder a outros dados relativos ao ato eleitoral marcado para o dia 24 de janeiro.

Nestas eleições, realizadas em contexto de pandemia, a distribuição dos cidadãos por mesa de voto é feita por ordem alfabética, ao contrário do que seria habitual noutras participações eleitorais, em que o sistema adotado segue o número do cartão de eleitor. E - não se esqueça - desta vez tem de levar caneta.

Nestas circunstâncias especiais, também as sete freguesias do Porto organizaram-se no sentido de disponibilizar mais mesas de voto, dispersas por um maior número de locais, com o intuito de mitigar a sobrecarga dos cadernos eleitorais atribuídos a cada mesa. Assim, as 225 secções de voto correspondem a 46 locais de voto distribuídos por todo o município do Porto.

Pode ainda consultar de forma rápida, gratuita e segura, o seu local e secção de voto, enviando uma SMS para o número 3838, com a seguinte mensagem escrita: RE <nº de Identificação civil sem dígito de controlo> <data de nascimento no formato AAAAMMDD> (exemplo: RE 12344880 19891007).