Sociedade

Saiba qual é a frase que os doentes do Hospital de Campanha Porto. vão poder ler e saiba o que significa

  • Notícia

    Notícia

Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto é a frase que todos os doentes que a partir de terça-feira vão ocupar as camas do Hospital de Campanha Porto. vão poder ler, enquanto estiverem internados.

Mas, de onde vem esta frase que tantas vezes vemos reproduzida?

Durante as Guerras Liberais (1832 - 1834), o Porto foi cercado por tropas absolutistas. Dá-se o nome de Cerco do Porto a este período em que ninguém podia entrar ou sair e que durou mais de um ano. Durante esse tempo, as tropas liberais da cidade estiveram cercadas, mas resistiram de forma heróica. O Porto demonstrou-se Invicto perante os assaltos de Dom Miguel, assegurando a vitória dos liberais liderados por Dom Pedro em todo o país. Dona Maria II, sucessora do trono, atribuiu posteriormente o título de Invicta à cidade, estando, ainda hoje, essa referência no seu brasão municipal.

Na Câmara do Porto, a principal e mais nobre sala, onde Rui Moreira faz hoje os seus mais importantes anúncios como presidente da Câmara, tem o nome de "Sala Dona Maria", por ostentar numa das paredes um quadro com a pintura de Dona Maria II. Esse quadro foi recentemente emprestado à Presidência da República, para ser exposto, mas regressará depois de restaurado ao Município, brevemente.

A equipa do Porto., em homenagem aos doentes e profissionais que a partir de terça-feira ocuparão o hospital de campanha, fez um vídeo do momento em que o painel foi erguido no SuperBock Arena, Pavilhão Rosa Mota.

Este hospital foi montado pela Câmara do Porto, com o apoio das camas cedidas pelo exército e de doadores e será uma retaguarda dos hospitais de São João, Santo António e Gaia, que contribuem com equipamento hospitalar. A gestão hospitalar pertence à Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. A RTP iniciou hoje uma campanha de angariação de fundos, através do telefone 761 10 10 50.