Mobilidade

Conheça as restrições ao trânsito na cidade durante a Cimeira Social da UE

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_alfandega_porto_01.JPG

Porto.

A cidade do Porto acolhe nesta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de maio, a Cimeira Social da União Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE. Por motivos de segurança vão ser implementadas restrições de estacionamento e de circulação viária, sobretudo no Centro Histórico. Alguns condicionamentos entram em vigor já amanhã, quinta-feira.

As restrições são implementadas a partir das 00 horas de quinta-feira, dia 6, e até às 20 horas de sábado, dia 8, conforme especificado nos infomails em anexo. O parque de estacionamento da Alfândega estará encerrado e haverá proibição de estacionamento na via pública na zona de Miragaia.

O perímetro envolvente aos Jardins do Palácio de Cristal também sofre alterações à normal circulação viária, tendo já encerrado ontem ao público o parque de estacionamento do Palácio de Cristal. No sábado, dia 8, vai inclusive proceder-se ao corte total de via no eixo Praça da Galiza – Rua Alberto Aires Gouveia, entre as 7 e as 18 horas.

Por questões de segurança, será também necessário deslocar e encerrar alguns equipamentos de recolha de resíduos nas zonas envolventes aos dois locais onde decorre a Cimeira Social, nomeadamente Alfândega do Porto e Palácio de Cristal. As novas localizações podem ser consultadas no documento em anexo.

O trânsito de veículos de emergência e socorro, acesso a serviços de urgência e moradores (garagens) será garantido de acordo com as instruções da Polícia de Segurança Pública.

De registar ainda que em algumas artérias da zona da Foz, já a partir desta quinta-feira, o estacionamento fica condicionado em determinados troços.

Biblioteca Almeida Garrett, jardins e parque de estacionamento do Palácio de Cristal encerrados ao público

Devido aos eventos no âmbito da Cimeira Social, até 11 de maio, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett está encerrada ao público, assim como se encontra ainda vedado o acesso geral aos Jardins do Palácio de Cristal, para montagem e desmontagem das estruturas de apoio ao evento.

Também o parque de estacionamento do Palácio de Cristal, sob gestão da empresa municipal Ágora, fica interditado ao público até dia 9 de maio, domingo.

De forma a minimizar os incómodos deste encerramento junto dos avençados deste parque, o Município do Porto preparou as seguintes alternativas de estacionamento, que permanecerão em vigor até dia 10 de maio, próxima segunda-feira, de acordo com as diferentes tipologias de avença:

  • Avençados Comerciantes > Parque dos Caminhos do Romântico (Parque do Vilar): Acesso através de leitor de matrícula;
  • Avençados Residentes > Parque do Mota Galiza: Acesso através de leitura do cartão;
  • Avençados Público > Parque da Praça de Lisboa (Clérigos/Leões): Acesso através de leitura do cartão.

Os avençados deverão solicitar o respetivo cartão de acesso na receção do Parque do Palácio de Cristal. A partir 00,01 horas do dia 10 de maio, o parque de estacionamento do Palácio de Cristal voltará a reabrir ao público, sendo que os avençados terão até final da próxima segunda-feira para retirar as viaturas dos parques alternativos.

Pilar Social Europeu nasce no Porto

Na Cimeira Social da União Europeia, os Estados-membros são chamados a aprovar um programa com medidas concretas para executar o Pilar Social Europeu. Concretamente, a cimeira é organizada em torno de dois eventos: no dia 7 está agendada a Conferência de Alto Nível, a decorrer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto; e no dia 8, sábado, a Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo tem lugar no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Logo pela manhã do dia 7, sexta-feira, está também prevista uma sessão solene de boas-vindas a decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai entregar as chaves da cidade aos mais Altos Representantes da União Europeia: o presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli; o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Na Cimeira Social do Porto vai estar em debate Plano de Ação, apresentado pela Comissão Europeia em março, que propõe um conjunto de iniciativas e estabelece três metas principais a atingir até 2030 ao nível europeu: taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia; pelo menos 60% dos adultos devem participar, anualmente, em formação; redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.

Portugal exerce até 30 de junho a presidência do Conselho da UE, seguindo-se a Eslovénia.