Mobilidade

Saiba como é feita a adesão ao Andante gratuito para crianças e jovens

  • Notícia

    Notícia

#mno_contas_stcp_01.jpg

Miguel Nogueira

Os formulários para adesão aos cartões Andante gratuitos "Sub13" e "Porto.13-15" estão disponíveis na maioria das escolas da cidade do Porto, públicas e privadas.

Para crianças e jovens até aos 13 anos que estudem em escolas da cidade do Porto onde não estejam disponíveis os formulários para adesão aos cartões Andante, e residam na cidade do Porto, a solicitação deve ser feita através do Gabinete do Munícipe. Caso estudem noutros concelhos deverão dirigir-se à sua escola.

Para jovens dos 13 aos 15 anos que estudam noutros estabelecimentos de ensino fora do concelho, mas que tenham morada fiscal no Município do Porto, a solicitação deve ser feita através do Gabinete do Munícipe.

Em ambos os casos, quer para requisição do "Sub13" como do "Porto.13-15", terá de ser apresentado comprovativo de morada.

Caso já seja cliente Andante, para solicitação da gratuitidade do passe "Sub13", poderá dirigir-se a uma loja Andante com o cartão em PVC para alteração do perfil de cliente. Se, por outro lado, detiver o cartão 4-18 deve dirigir-se à escola ou ao Gabinete do Munícipe, e preencher o formulário de adesão.

O cartão Andante "Sub13", criado no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos pela Área Metropolitana do Porto, tem um custo de emissão de 6 euros, e será válido todos os meses até ao limite de validade do cartão ou até ao mês em que o jovem perfaz 13 anos.

Já o título "Porto.13-15" resulta de uma medida exclusiva do Município do Porto, que investe cerca de 1 milhão de euros para garantir a extensão da utilização gratuita de todos os serviços de transporte integrados no sistema intermodal Andante entre os 13 e 15 anos.
Saiba tudo ao pormenor sobre o:

- "Sub13"

- "Porto.13-15".