Turismo

Sabores ibéricos protagonizam próxima edição do "Global Kitchen" no Bolhão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_global_kitchen.JPG

DR

Depois de uma experiência gastronómica de inspiração vietnamita, o Bolhão volta a receber, a 1 de junho, o “Global Kitchen in Porto”. Desta vez, duas chefs, uma portuguesa e outra espanhola, vão trazer para cima da mesa os sabores ibéricos, mas sempre com receitas preparadas com os ingredientes disponíveis no mercado histórico da Invicta.

Entre conversas, showcookings e degustações de menus exclusivos, servidos de forma gratuita e limitada a todos os que quiserem participar na viagem gastronómica, a chef anfitriã, Aurora Goy, do restaurante "Apego", no Porto, recebe, como chef convidada, a espanhola Lucía Freitas, do restaurante "A Tafona", em Santiago de Compostela.

Após uma passagem pelo continente asiático, o "Global Kitchen in Porto" mergulha numa viagem pela cultura culinária ibérica, na qual as duas chefs de referência irão unir-se para partilhar o fogão, a mesa e a cidade, com o compromisso de usarem os frescos à disposição no Mercado do Bolhão.

Com percursos profissionais distintos, Aurora Goy, que se tronou chef em Paris e trabalhou com profissionais de destaque, como Alain Ducasse, Guy Savoy ou José Avillez, e Lucía Freitas, que possui um restaurante com uma estrela Michelin na Galiza, vão ter a oportunidade de convergir conhecimento numa experiência de celebração gastronómica que será de contacto total com o público presente.

Pôr "as mãos na massa"

O "Global Kitchen in Porto" estreou-se a 13 de abril na cozinha do Bolhão, na qual o chef vietnamita Luke Nguyen, com o apoio do chef Rui Martins, confecionou uma iguaria do seu país – o banh xeo. O petisco foi preparado com vegetais do Vietname, como as folhas de shiso, e com ingredientes caraterísticos do Bolhão.

Sob a alçada do chef Luke Nguyen, os visitantes tiveram a oportunidade de colocar "as mãos na massa", podendo, assim, contribuir para a preparação da iguaria asiática.

A vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, responsável pela implementação do projeto "Global Kitchen in Porto", esteve presente na edição inicial e enalteceu a importância da mesma para o posicionamento internacional da cidade, revelando estar "muito orgulhosa e extremamente satisfeita com os resultados do primeiro encontro". A autarca notou ainda que estas oportunidades colocam "o Porto no mapa da gastronomia de excelência mundial".

Já o chef vietnamita Luke Nguyen revelou ter ficado "impressionado com a variedade de produtos e com a frescura" do que é vendido no Mercado do Bolhão, mostrando vontade de voltar. "Conheci um Porto que foi muito além das minhas expectativas e espero voltar muito em breve para descobrir mais da cidade", referiu.

O "Global Kitchen in Porto" irá estender-se ao longo dos meses de abril, maio, julho, setembro e novembro. Aos fins de semana, residentes e visitantes do Porto são convidados a participar na iniciativa, que prevê a degustação de menus exclusivos que são servidos de forma gratuita e limitada a 150 doses. Mais informações sobre a iniciativa aqui.