Habitação

Sabino e o orgulho bairrista no Rainha Dona Leonor

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_2_episodio_serie_Um_Gestor_uma_Historia_04.JPG

DR

De S. Roque da Lameira para o Rainha D. Leonor: está no ar o segundo episódio de "Um Gestor, uma História" - a série documental da Domus Social, que tem como protagonistas os moradores que zelam pelas entradas dos bairros da cidade, com estes últimos a assumir, também, um papel de grande destaque em cada episódio.

Desta vez, a Domus Social apresenta-nos o Sr. Sabino, que, entre histórias, desabafos e gargalhadas contagiantes, nos leva numa visita guiada pelas Casas Rainha D. Leonor.

Com vista privilegiada sobre o Douro, o Rainha Leonor é, há 67 anos, a morada de Sabino, a sua casa, ou, como orgulhosamente diz, o seu bairro.

Assume-se como benfiquista ferrenho, mas um eterno apaixonado pela cidade do Porto. Foi presidente da Associação Recreativa e Cultural, a partir da qual organizou torneios de futebol e muitos bailaricos, ou não fosse ele uma grande atleta e bailarino.

Ao longo dos anos, assistiu, de perto, a grandes mudanças no bairro e, depois das obras de reconstrução, assumiu o papel de Gestor de Entrada. Não queria, dizia, mas os vizinhos deram um empurrãozinho,

A série "Um gestor, uma história" tem como objetivo homenagear a figura central do projeto ConDomus, o Gestor de Entrada que, como a série se propõe demonstrar, têm um papel decisivo nas dinâmicas e vivências entre os moradores das entradas onde moram.

Ainda há histórias por contar, na série documental da empresa municipal, com episódios a serem publicados até final do semestre.