Sociedade

Sabe qual o seu risco de desenvolver diabetes? Descubra aqui

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_diabetes.jpg

Filipa Brito

Neste domingo, 14 de novembro, assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. Se quer saber qual o seu grau de risco de desenvolver a doença a 10 anos, preencha este questionário.

A Câmara do Porto, enquanto entidade promotora da saúde, desenvolve, entre hoje e 30 de novembro, a iniciativa “Porto sem Diabetes”, que engloba um conjunto variado de atividades.

Entre outras ações, convida-se o público a conhecer o seu risco individual de contrair a doença, a 10 anos, para desenvolvimento de Diabetes tipo 2, acedendo ao questionário FINDRISC® (Finnish Diabetes Risk Score). Com apenas oito questões simples, é possível calcular o risco, bem como perceber quais os fatores e hábitos que ainda são passíveis de modificar no sentido de reduzir ou manter baixo o referido risco.

Há também a possibilidade de assistir a uma oficina-vídeo onde é possível descobrir mais sobre esta doença, para a prevenir ou melhor a controlar.

Segundo os dados disponíveis, referentes a 2019, a nível mundial 1 em cada 11 adultos vivia com Diabetes, tendo esta doença sido responsável por mais de 4 milhões de mortes nesse ano.

Em todo o mundo o número de pessoas com a doença continua a aumentar, sendo que a maioria dos novos casos poderia ser evitada através da adoção de estilos de vida saudáveis.

Assinalar este dia tem como grandes objetivos o aumento da consciência e dos conhecimentos de todos os cidadãos relativos à Diabetes, evidenciando a importância e a possibilidade da prevenção, do diagnóstico precoce e da educação, como formas de reduzir as complicações crónicas e o impacto nas pessoas, nas famílias e na sociedade.