Sociedade

Sabe o que é o MetroBUS que Rui Moreira quer aplicar na cidade do Porto?

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Durante
o

anúncio da nova linha de Metro entre a Casa da Música e São Bento, totalmente
enterrada e que custará cerca de 181 milhões de euros, Rui Moreira revelou que
está a estudar soluções de MetroBUS para a cidade, como complemento à rede do
metropolitano.

Mas o é e em que consiste este sistema a que o presidente da
Câmara do Porto se refere? Como funciona?

Embora haja vários sistemas com nuances diferentes,
basicamente o MetroBUS é operado com autocarros em vias completamente
segregadas que têm prioridade sobre os outros veículos sempre que houver
cruzamentos. Ou seja, são os próprios autocarros que accionam os semáforos, tal
e qual acontece com o Metro de superfície actual, sobre carris.

Este sistema pode ser operado com autocarros de dimensões
tradicionais ou com veículos especialmente concebidos para este tipo de
operação, de maiores dimensões e, por vezes, com as portas no lado oposto para
facilitar a entrada e saída da passageiros. É, também, frequente que circulem em sentido inverso ao do
trânsito normal.

A solução, presente em muitas cidades do Mundo, funciona de uma forma muito eficaz em cidades como a do México ou em Istambul,
onde foi implementado em 2005 (na imagem). É frequente optar-se por autocarros
sem emissões de gases poluentes, eléctricos ou a gás natural, que oferecem
também soluções muito silenciosas para zonas residenciais.

A Câmara do Porto, com outras cinco autarquias da Área
Metropolitana do Porto, prepara-se para assumir a gestão da STCP, que receberá
200 novas viaturas com alto grau de exigência ecológica.


Rui Moreira, que ontem participou no anúncio da nova linha
de Metro e esta sexta-feira apresenta o projeto para o Terminal Intermodal de Campanhã,
está apostado em melhorar a mobilidade da cidade através de novas soluções e da
melhoria do serviço de transporte rodoviário e não só.