Desporto

Sábado convida a caminhadas saudáveis em Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_abertura_propostas_concurso_corujeira_07.jpg

Miguel Nogueira

Neste sábado, 17 de dezembro, entre as 9 e as 13 horas, todos os interessados podem participar numa caminhada, a partir de três percursos pedonais à escolha.

Sob o lema “Unir Campanhã!” a partir do desporto saudável, os trajetos vão iniciar-se em três pontos de partida diferentes, nomeadamente – Jardim de São Lázaro, Praça da Corujeira e Praça da Rainha D. Amélia –, com término na Praça da Corujeira.

Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia e gratuita (disponível aqui). Os percursos são os seguintes: Jardim de São Lázaro, Estação Intermodal, Passadiço do Rio Tinto, Horta da Oliveira, Praça da Corujeira; Praça da Corujeira, Bairro do Falcão, Bairro do Cerco do Porto, Bairro do Lagarteiro, Passadiço do Rio Tinto, Horta da Oliveira, Praça da Corujeira; e Praça da Rainha D. Amélia, Bairro Saal Antas, Quinta de S. Roque, Horta da Oliveira, Praça da Corujeira.

A caminhada decorre entre as 10 e as 12h30. No final, a Praça da Corujeira será ponto de encontro para um espetáculo que irá decorrer no mercado Campmarket, situado na associação Soutelo, na Praça da Corujeira. O espetáculo irá contar com a participação de artistas locais: música Rap – Ricardinho; DJs: lu1zzin, Simora e Zava; oficina de Grafitti. O programa de animação decorre entre as 11 e as 13h.

A organização recomenda a todos os participantes o uso de calçado confortável e casaco para chuva, se necessário e informa que cada percurso terá dois guias.

A iniciativa está enquadrada no programa europeu desenvolvido pela Divisão Municipal de Gestão Ambiental – Projeto URBiNAT, assente na dinamização de “corredores saudáveis”, com a finalidade de promover o movimento de pessoas em espaços de circulação aprazíveis. É também objetivo associar as caminhadas com ioga e as rotas do património no âmbito do Urban Trekking Day, que se celebra em diversas cidades europeias sob o tema "Que Espetáculo de Caminhada".

"Unir Campanhã!" é uma parceria da URBiNAT, Câmara do Porto, Ágora – Cultura e Desporto E.M., Domus Social E.M., CIBIO – Centro de investigação de Biodiversidade e Recursos genéticos da Universidade do Porto, o GUDA (Atelier de Design, Lisboa), o CES (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), entre outros parceiros.