Política

Rui Moreira votou de forma antecipada num dia de grande afluência às mesas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto cumpriu na tarde deste domingo o dever cívico, ao votar nas eleições presidenciais de forma antecipada. Houve cerca de 13.300 inscritos para o voto antecipado, com as mesas montadas no campo de futebol do CCD Porto a registarem uma grande afluência.

Aguardando pacientemente na fila que chegasse a sua vez, Rui Moreira exerceu o direito de voto nas mesas montadas para o efeito no CCD (Centro Cultural e Desportivo) dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto.

Foram cerca de 13.300 os inscritos para o voto antecipado, uma grande afluência que justificou a decisão da autarquia em ir além do proposto pelo Ministério da Administração Interna – em vez das 16 propostas, a Câmara do Porto decidiu montar 22 mesas de voto, para permitir uma maior distribuição dos eleitores e um maior distanciamento das pessoas que foram votar.

“Estávamos a contar com um fluxo significativo. No voto antecipado em mobilidade, equivalente a este, para as eleições legislativas, só havia no distrito do Porto um local de voto. Era um por distrito e tínhamos 9.000 inscritos. Hoje temos um local de voto só do concelho do Porto, todos os concelhos têm uma mesa distinta, e 13.300 pessoas inscritas é muito significativo”, destacou o diretor municipal da Presidência, Adolfo Sousa, em declarações aos jornalistas no local.

O cumprimento de todas as regras de segurança está garantido, com o necessário distanciamento, circuitos de entrada e saída distintos, e a disponibilização de material de desinfeção. “Antes da pandemia cada pavilhão destes levava 20 mesas de voto, e neste momento só tem 10, porque temos de aumentar os espaços entre as pessoas e entre as mesas. Para as grávidas, pessoas idosas, pessoas que tenham problemas de mobilidade, que utilizem cadeiras de rodas ou muletas, ou tenham alguma dificuldade em andar, temos aqui carrinhos de golfe para trazê-las, e outros carros elétricos e ambulância dos Bombeiros em caso de necessidade para fazer o primeiro apoio”, acrescentou o mesmo responsável.

Em articulação com a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), foi igualmente garantido um serviço especial de transporte durante este domingo.

As eleições presidenciais realizam-se no dia 24 de janeiro. As pessoas que se inscreveram para o voto antecipado mas acabaram por não fazê-lo hoje podem ainda votar normalmente no dia 24.