Política

Rui Moreira votou antecipadamente para as Legislativas no Palácio de Cristal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto exerceu o seu direito de voto nas eleições legislativas ao início da manhã deste domingo, 23 de janeiro. Com secção de voto montada no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, Rui Moreira foi um dos 16.733 eleitores que se inscreveram para votar antecipadamente na cidade.

Para permitir um processo cómodo e em segurança, o Município do Porto montou uma operação que envolveu a disponibilização de um total de 75 mesas, espalhadas pelas oito freguesias e uniões de freguesias.

No Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, com 20 secções de voto, é esperado o maior número de votantes: 3.057 eleitores. Para votar no Bonfim, inscreveram-se 1.990 pessoas, que o farão numa das oito mesas disponibilizadas na Escola Secundária Aurélia de Sousa.

Já os 698 eleitores que optaram por votar antecipadamente em Campanhã, deverão deslocar-se a uma das três assembleias de voto que encontram na Escola Básica e Secundária do Cerco. Para votar em Paranhos, as 2.241 pessoas que se inscreveram para votar têm disponíveis nove mesas na Escola EB 2/3 da freguesia.

Em Ramalde, há dez secções de voto na Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo para os 2.525 votantes inscritos, enquanto na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde a votação das 2.489 pessoas que optaram pela antecipação do exercício de voto naquela zona decorre nas dez mesas dispostas no edifício da Universidade Católica Portuguesa.

Na Escola Básica e Secundária Rodrigo de Freitas, na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, estão disponíveis dez secções de voto para receber 2.540 eleitores. Por fim, há mais cinco mesas de voto na Escola EB1/JI do Bom Sucesso para os 1.193 votantes inscritos para votar na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos.

A Câmara do Porto tem ainda em atenção as pessoas com mobilidade reduzida, às quais é disponibilizado, no caso dos votantes no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, um serviço de transporte – em carrinhos de golfe - desde a entrada do recinto dos Jardins do Palácio de Cristal até ao edifício.

Às pessoas com mobilidade reduzida que se desloquem em viatura própria será dada permissão para entrar no recinto com o carro. Para quem for votar ao Palácio de Cristal, há diversas opções de deslocação, seja para quem vá de autocarro como para quem necessite de lugar de estacionamento.

No Palácio de Cristal, Rui Moreira exerceu o direito de voto ao mesmo tempo que o secretário geral do Partido Socialista, António Costa, que também se inscreveu para o voto antecipado em mobilidade na cidade do Porto.

As eleições legislativas realizam-se a dia 30 de janeiro. Quem se inscreveu para o voto antecipado mas acabe por não o exercer até às 19 horas de hoje tem ainda oportunidade de o fazer no próximo domingo, sem necessidade de nova inscrição.