Sociedade

Rui Moreira visita Escola Profissional da Árvore para valorizar ensino profissional

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira visitou hoje a Escola Artística e Profissional Árvore, uma das escolas de referência do ensino profissional do Porto, situada desde a sua criação, em 1989, na zona histórica da cidade. Em início do ano escolar, o presidente da Câmara do Porto, acompanhado pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, mostrou desta forma o empenho em desenvolver uma nova política de aproximação e colaboração com os estabelecimentos de ensino que lecionam este tipo de educação profissionalizante.

"O ensino profissional é uma componente essencial do sistema educativo e um instrumento fundamental para a dinamização da inovação em educação", referiu Rui Moreira na cerimónia de entrega de prémios aos alunos da Árvore.

Com a visita, o presidente da Câmara espera "dar um sinal da importância do ensino profissional na cidade, o qual deve ser visto como um ensino de primeira oportunidade pela excelência da oferta e serviço educativo e formativo desenvolvido", disse.

Em declarações ao "Porto.", o vereador da Educação, Fernando Paulo, explicou que esta atenção às estruturas de ensino profissional vai no sentido de as incluir no projeto educativo do Município. "Estabelece-se através de diferentes formas de colaboração, nomeadamente: no apoio às medidas destinadas à valorização do ensino profissional; na otimização dos recursos sociais, culturais e educativos do território, disponibilizando-os, sempre que possível, às escolas profissionais; alargar às escolas profissionais um conjunto diferenciado de iniciativas e projetos educativos promovidos pelo Município e fomentar a troca de experiências pedagógicas entre os diferentes estabelecimentos de ensino; trabalhar em conjunto numa oferta formativa adequada e ajustada ao mercado de trabalho e reforçar a componente profissionalizante do ensino", concretizou o responsável municipal.

A Escola Artística e Profissional Árvore tem 29 anos e aproximadamente 500 alunos. Leciona cursos nas áreas de Multimédia, Animação 2D/3D, Design Gráfico, Desenho Digital 3D, Design de Equipamento, Design de Moda e Coordenação e Produção de Moda.

Alunos da Árvore venceram o concurso Descobre Outra Cidade 

O momento da visita serviu, também, para a entrega dos prémios aos alunos vencedores do concurso municipal Descobre Outra Cidade.

O trabalho "bePorto", realizado por alunos da escola Árvore e orientado pelo professor Paulo Marques, foi o vencedor da oitava edição do concurso, que teve como tema "Património Cultural e Turismo Sustentável do Porto". Os quatro autores do trabalho receberam um tablet.

Nesta edição foram rececionadas 26 inscrições, num total de 92 alunos, distribuídos pelos três escalões (10º,11º e 12º), em representação de cinco escolas.

O concurso Descobre Outra Cidade é uma iniciativa do programa municipal Educação para o Património dirigido aos estudantes dos estabelecimentos de ensino secundário e profissional, público e privado do Porto.

Os números do ensino profissional no Porto

No ano letivo anterior (2017/2018) o número total de alunos a frequentar o ensino profissional nas escolas profissionais do Município do Porto foi de 5884.

Destes, 4239 estavam no ensino profissional privado e 1645, no ensino profissional público.

Há 29 escolas com oferta de ensino profissional no Porto, 18 das quais escolas profissionais privadas e 11 escolas públicas com oferta profissional.

Em 2019, assinalam-se os 30 anos de ensino profissional em Portugal.