Sociedade

Rui Moreira sobre vitória do Porto como Melhor Destino Europeu: "Esta é uma vitória da cidadania"

  • Notícia

    Notícia

#mno_Rui_Moreira_CI_Best_destination.jpg

Rui Moreira congratulou-se hoje pela vitória do Porto na eleição de Melhor Destino Europeu 2017, dizendo que se trata de um triunfo da cidadania, chamando a atenção que a Associação de Turismo do Porto (que preside) e a Câmara do Porto não centraram na figura do presidente a sua campanha e que a cidade tem cada vez mais dimensão internacional.

"O Reitor da Universidade do Porto deu a cara por esta campanha, esta é uma vitória do Porto e é uma vitória da cidadania", referiu o presidente da Câmara, alertando ainda para a enorme votação que veio do estrangeiro e que fez com que a cidade batesse cidades como Atenas ou Milão, destinos que se empenharam fortemente nesta eleição, nomeadamente, através das entidades nacionais de turismo.

Depois da nomeação e da disputa com cidades como Paris, Amesterdão, Londres ou Barcelona, o Porto voltou a conquistar o título que já tinha arrecadado em 2012 e 2014, mas desta vez com uma votação ainda mais expressiva, já que superou os 138 mil votos - quase o triplo dos votos que há um ano deram a vitória à cidade croata de Zadar.

Um número que atesta o potencial e notoriedade da cidade, não só para os portuenses, mas também para os turistas provenientes de todo o mundo. De acordo com os dados já divulgados pela organização do concurso, o Porto seria vencedor mesmo só com os votos registados fora do território nacional. O Porto foi o destino mais votado em 85 países, registando 58% da votação fora de Portugal. Em território nacional, a votação no Porto superou os 89%.

Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, as cidades de Milão (Itália) e Gdansk (Polónia).


O título de "Melhor Destino Europeu" é atribuído através da votação on-line no site da European Best Destination, organização dedicada à promoção turística europeia, sediada em Bruxelas, e que faz uma pré-seleção das cidades a concurso.


A campanha "Vote Porto." contou com parceiros institucionais como a Universidade do Porto, a Associação Comercial do Porto, a Torre dos Clérigos, o Futebol Clube do Porto, a Fundação de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João ou a Metro do Porto. Integrou, igualmente, um conjunto de personalidades da cidade, que assumiram o papel de embaixadores, como Sebastião Feyo de Azevedo, Pedro Abrunhosa, Miguel Araújo, Katty Xiomara, Rúben Neves, Sara Moreira e Júlio Magalhães.


A conquista deste título assume-se, por isso, como uma vitória de todos aqueles que demonstraram o máximo empenho e envolvimento no projeto, que uniu a cidade e reforçou o posicionamento do País na questão da atratividade turística do destino. O Porto continua a ser o único destino nacional eleito nesta disputa de grande valor e visibilidade para o setor e também a única cidade a ser eleita mais do que uma vez.