Proteção Civil

Rui Moreira reúne com PSP e Polícia Municipal para debater a segurança da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reuniao_comandante_metropolitano_porto_01.JPG

Filipa Brito

O presidente da Câmara do Porto recebeu esta manhã, no seu gabinete, os dirigentes locais da PSP e da Polícia Municipal. Na agenda do encontro, o tema da segurança na cidade.

A comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, superintendente Paula Peneda, o superintendente, Mário Pereira, e o comandante da Polícia Municipal do Porto, intendente António Leitão da Silva, deslocaram-se esta manhã aos Paços do Concelho para uma reunião convocada por Rui Moreira.

O autarca pretendeu ouvir os dois corpos policiais sobre os relatos de desacatos na noite do Porto, circunscritos à zona da Movida, que têm vindo a ser tornados públicos, uma vez que os sucessivos incidentes estão a beliscar o sentimento de segurança da população, como Rui Moreira já teve oportunidade de comentar recentemente.

O fenómeno, identificou, não é exclusivo à cidade do Porto e tem-se verificado não só noutras cidades do país, mas também a nível mundial. Inclusive, há cada vez mais sociólogos interessados em estudar estes comportamentos, associados a um certo grau de euforia desmedida pelo fim do confinamento a que todos estivemos sujeitos por força da pandemia.

Embora sem competências em matéria de segurança, o presidente da Câmara do Porto reiterou hoje a disponibilidade total do município para a cooperação institucional com a PSP, através da Polícia Municipal, que neste mandato está sob sua tutela direta.

Na semana passada, a Câmara do Porto aprovou o protocolo de cooperação com a PSP para a instalação e implementação do sistema de videovigilância na zona central da cidade, estando previstas a colocação de 79 câmaras entre a zona do Marquês e da Ribeira.

O investimento no equipamento será integralmente assumido pelo Município, que também já disponibilizou uma sala no seu Centro de Gestão Integrada, para a operacionalização e monitorização do sistema de videovigilância.

Compete à PSP remeter o protocolo para o Ministério da Administração Interna, a quem caberá a palavra final para a autorização da instalação das câmaras.