Política

Rui Moreira reforça necessidade de alinhamento estratégico entre Portugal e Espanha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um alinhamento estratégico e a criação de uma espécie de lobby conjunto junto da União Europeia são algumas das necessidades focadas pelo presidente da Câmara do Porto no que diz respeito ao futuro da relação entre Portugal e Espanha. Rui Moreira participou, esta quinta-feira, no jantar do Fórum dos Portugueses, em Madrid.

“Rui Moreira é o nome falado para importantes e destacados cargos políticos, mas hoje vai falar da relação, bem como da sua visão, de Portugal com Espanha”. Assim apresentou o embaixador de Portugal em Madrid, João Mira-Gomes, a uma plateia com cerca de uma centena de portugueses, residentes na capital espanhola.

Convidado pelo Fórum dos Portugueses, o presidente da Câmara do Porto levou para a conversa a ideia que vem defendendo de criação de um “Iberolux”, seguindo o exemplo da estratégia “Benelux”, que junta a Bélgica, os Países Baixos e o Luxemburgo em estratégias articuladas em matéria de políticas europeias.

“Nós partilhamos uma posição geoestratégica, estamos numa península, e já percebemos que é de todo o interesse que Portugal e Espanha articulem estratégias”, considerava Rui Moreira, dias antes, em declarações à comunicação social.

Uma melhor interligação das estratégias ibéricas nos campos das infraestruturas, ligações ferroviárias e aéreas, mas também na ligação com a América do Sul e África, com uma colaboração mais ativa no que diz respeito às exportações são, na opinião do autarca, essenciais.

Rui Moreira considera, ainda, que, quando se fala em população, “estamos interligados”, com uma relação muito mais próxima do que há 40 anos dada a maior facilidade de deslocação. No entanto, “em termos culturais continuamos a ter um grande défice no relacionamento. Por exemplo, nós conhecemos mal a música ligeira deles e eles conhecem mal a nossa. E se formos para a cultura mais erudita pior ainda”.

Para o presidente da Câmara do Porto, o facto de Espanha estar organizada em regiões representa uma vantagem competitiva para o país vizinho em relação a Portugal. “Quando acontecem as cimeiras ibéricas, quem participa do lado espanhol são os presidentes do governo e das regiões, já do lado português o único participante é o governo sendo que Lisboa é seguramente a cidade portuguesa mais afastada da fronteira com Espanha”, sublinha Rui Moreira.

Temas como o progresso do Porto, a regionalização, ligações de alta velocidade, desafios perante a Europa e o desenvolvimento económico do país espoletaram a conversa e várias perguntas ao longo da noite em Madrid.

O Fórum dos Portugueses é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1995, que procura servir a comunidade portuguesa residente em Espanha e abrir vias de intercâmbio cultural com o país vizinho.