Política

Rui Moreira reforça ligação do Porto a Xangai

  • Notícia

    Notícia

O périplo do presidente da Câmara do Porto pela China continua com mais encontros oficiais. Após Pequim, Rui Moreira rumou até Xangai onde tinha agendadas reuniões com o presidente e o vice-presidente da maior cidade da República Popular da China e considerada uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 24 milhões de habitantes. Veja as fotos.

Depois de Pequim, onde participou nas comemorações do Dia de Portugal, a convite do embaixador José Augusto Duarte, e onde deu uma entrevista à cadeia televisiva CGTN, o presidente da Câmara do Porto foi ontem recebido pelo vice-presidente da Câmara de Xangai, Shi Guanghui. O encontro, o segundo entre os dois autarcas (após a visita recente de uma delegação liderada pelo vice-presidente Xangai à Invicta), serviu para fortalecer o contacto bilateral já anteriormente estabelecido.

Shi Guanghui é responsável pelas áreas do urbanismo, habitação, recursos da terra, assuntos hídricos, transportes, portos, entre outras.

Já no dia de hoje, Rui Moreira reuniu-se com o presidente da Câmara de Xangai, Ying Yong, onde também teve oportunidade de estabelecer pontes de contacto fundamentais para o estreitamento das relações bilaterais entre as duas cidades, geminadas desde 1995.

Na agenda do presidente da Câmara do Porto, seguiu-se depois uma visita ao Shanghai Arts Group Advancement Department (Departamento de Capacitação do Grupo de Artes de Xangai), com a comitiva que também integra Guilherme Blanc, adjunto de Rui Moreira, e Tiago Guedes, diretor artístico do Teatro Municipal do Porto.

Rui Moreira está em visita oficial à China desde o início desta semana.