Política

Rui Moreira reeleito para o terceiro mandato na Câmara do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_08.jpg

Miguel Nogueira

Rui Moreira foi reeleito para o terceiro mandato como presidente da Câmara do Porto nas eleições autárquicas 2021, que decorreram ontem, 26 de setembro, com um total de 41.169 votos, totalizando 40,72% da votação, segundo os dados oficiais divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

O movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto! elegeu à Câmara Municipal seis vereadores, contra três do PS, dois do PSD/PPM, um da PCP-PEV e um do Bloco de Esquerda. As restantes forças políticas a sufrágio (PAN, Chega, PPM, Volt Portugal, Ergue-te e Livre) não elegeram qualquer representante para o executivo camarário.

Quanto aos resultados para as sete freguesias que compõem o concelho, o movimento Rui Moreira: Aqui Há Porto! conquistou cinco das seis freguesias a que se candidatou, nomeadamente: União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Ramalde; União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; Bonfim; e União das Freguesias do Centro Histórico (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória). Em Campanhã, o socialista e atual presidente da junta, Ernesto Santos, foi reeleito e na freguesia de Paranhos manteve-se a liderança do PSD.

Quanto à votação para a Assembleia Municipal, o movimento obteve 34,51% dos votos, elegendo 15 deputados. Neste órgão, o PS conquistou oito, o PSD oito, a CDU obteve três mandatos, o BE também três, o PAN manteve um deputado e o Chega elegeu o primeiro representante. Neste órgão municipal têm assento por inerência os presidentes das juntas de freguesia eleitos.

No Porto, foram a votos nestas eleições o Movimento independente “Rui Moreira: Aqui há Porto” – apoiado por IL, CDS, Nós Cidadãos, MAIS -, Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Vladimiro Feliz (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Bebiana Cunha (PAN), António Fonseca (Chega), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), Bruno Rebelo (Ergue-te), Diamantino Raposinho (Livre).

Conheça todos os resultados eleitorais por órgão e por freguesia no site do Ministério da Administração Interna.