Sociedade

Rui Moreira recebe Almirante Gouveia e Melo nos Paços do Concelho

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O Dia da Marinha comemora-se, este ano, de 18 a 21 de maio, com epicentro na Alfândega e uma programação diversificada, ao longo dessa semana. De modo a "acertar os pormenores finais", o presidente da Câmara do Porto recebeu, esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo. Na reunião participou também o presidente da associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, Mário Ferreira.

"Fomos desafiados a fazer aqui [no Porto] o Dia da Marinha. Estamos convictos que vai ser um evento fantástico e muito importante para a Marinha, para a promoção daquilo que são os seus valores", afirmou Rui Moreira, revelando que o programa definitivo vai ser apresentado dia 10 de maio, na Casa do Infante.

"Vamos ter por cá o Navio-Escola Sagres, que as pessoas gostam muito de visitar, e um programa diversificado, que terá a Alfândega como epicentro", acrescentou.

O presidente da Câmara garantiu que a cidade "gostou sempre de ver a Marinha por cá" e que "a importância das forças armadas é, hoje, redobrada. As pessoas têm um maior entendimento sobre os valores da nossa soberania", acentuou Rui Moreira.

Para o Chefe do Estado-Maior da Armada, a escolha do Porto para palco das comemorações do Dia da Marinha em 2023 tem razões que vão para além de uma simples decisão. "O Porto contribui imenso para a Marinha. Tem um grande impacto na nossa história marítima", sublinhou o Almirante Gouveia e Melo.

"O Porto é conhecido pelo seu dinamismo. Nós estamos a tentar transformar a Marinha numa nova Marinha. Por isso, é uma altura apropriada para fazer a comemoração [do Dia da Marinha] nesta cidade", acrescentou.

Após este momento, Rui Moreira e o Almirante Gouveia e Melo seguiram em direção ao Mercado do Bolhão, onde tiveram oportunidade de interagir com alguns transeuntes do mercado e passar pela Feira de Páscoa, que ali decorre até dia 8 de abril. Assistiram também a um momento musical do Quarteto de Clarinetes da Banda da Armada.

O Dia da Marinha tem como objetivo promover a proximidade da Marinha com a comunidade, reforçando a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas atividades económicas e lúdicas no mar. A data comemora-se a 20 de maio, em homenagem ao feito de Vasco da Gama, que, a 20 de maio de 1498, ligou pela primeira vez na história a Europa ao Oriente por via marítima, com a chegada a Calecute, na Índia.