Sociedade

Rui Moreira quer aproveitar turismo e experiências cruzadas com Lisboa

  • Notícia

    Notícia

10423805_10204672459744907_1212229503854216589_n.jpg

Presidentes da Câmara do Porto e de Lisboa passearam-se hoje pela baixa do Porto e constataram que o comércio tradicional está de volta aos seus dias áureos na Invicta. António Costa disse esperar que o próximo quadro comunitário de apoio possa contribuir para a reabilitação urbana e Rui Moreira disse que Lisboa e Porto podem aproveitar sinergias e cruzar turismo e experiências. Aos dois autarcas juntaram-se também o vereador da cultura do Porto, Paulo Cunha e Silva, e Manuel Pizarro, vereador de Rui Moreira. O passeio, ainda deu para entrar em galerias de arte e visitar algum do comércio local.

O secretário-geral socialista, António Costa, defendeu hoje que os fundos comunitários dos quais Portugal vai dispor sejam aproveitados para um grande programa de reabilitação urbana que estimule a economia, considerando a baixa do Porto um bom exemplo.

O também autarca de Lisboa, António Costa, encontrou-se hoje com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, para um passeio pelo centro da cidade, tendo dito à agência Lusa que a baixa portuense é um "excelente exemplo de reabilitação" e que "para além de melhorar a qualidade de vida de quem habita, estimular toda a fileira da construção e gerar emprego", tem "um grande contributo para a dinamização da vida do centro das cidades".

"Deve ser um incentivo para que nos próximos anos se possa aproveitar esses 21 mil milhões de euros de fundos comunitários que o país vai dispor ao longo dos próximos sete anos para fazermos um grande programa de reabilitação urbana, que possa ser um grande incentivo ao estímulo à nossa economia", defendeu, naquele que foi o seu primeiro encontro com Rui Moreira depois da eleição como secretário-geral do PS.

Já o presidente independente da Câmara do Porto disse à agência Lusa que tem "trocado muitas impressões" com António Costa e que acredita "muito que o cruzamento das experiências entre as cidades é muito relevante".

"Uma das coisas que não tem sido aproveitada ainda é este cruzamento entre as cidades. Quando fala a um portuense para fazer férias fora do Porto, ele normalmente pensa imediatamente em ir para o Algarve, para a Madeira ou ir até ao Douro mas pensa pouco em ir a Lisboa. A mesma coisa acontece com os lisboetas. Nós ainda temos o cruzamento desta promoção das cidades e temos que o fazer", explicou.

Rui Moreira considerou ainda "notável" o que se tem feito em Lisboa em termos de reanimação da baixa da cidade.

"Este regresso às cidades e este regresso ao consumo nas cidades é uma coisa que é fundamental que as nossas cidades partilham experiências e saberes", sublinhou.

Fonte: ionline