Sociedade

Rui Moreira partilha com Cabo Verde a experiência do Porto na requalificação do Centro Histórico e reabilitação da habitação

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto está em Cabo Verde para partilhar a experiência da cidade na requalificação e valorização do Centro Histórico Património da Humanidade. Ao longo desta semana, Rui Moreira manteve encontros com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, e outros responsáveis políticos.

Tendo em conta o historial do Porto no domínio da requalificação da cidade, particularmente do seu Centro Histórico e correspondente valorização do património e reabilitação de habitação social, Rui Moreira foi dar sequência à visita feita anteriormente ao Porto pela ministra cabo-verdiana das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, com quem assinou hoje de manhã um protocolo de cooperação nesse domínio.

Complementado pelo que foi recentemente aprovado pela Câmara do Porto, o Protocolo de Cooperaçãoo no Domínio da Reabilitação, Planeamento e Ordenamento do Território e da Habitação será a base do plano de ação a desenvolver pela equipa de Rui Moreira em estreita colaboração com os governantes cabo-verdianos. O objetivo é estabilizar uma parceria para a estratégia alargada de planeamento e ordenamento do território, de requalificação do património edificado e de promoção de habitação.

Conforme sublinhou o governo de Cabo Verde em nota difundida à comunicação social, a delegação portuense tem "uma vasta experiência comprovada" em matéria de requalificação de Centros Históricos e habitação social, pelo que esta visita permitiiu às autoridades cabo-verdianas "conhecer a experiência desse município e, posteriormente, traçar estratégias de colaboração em intervenções necessárias para a requalificação de Ribeira Brava", bem como de outros centros históricos.

Aliás, o governo aponta mesmo que a visita de Rui Moreira e da sua equipa teve "o objetivo de conhecer os seus centros históricos e delinearem estratégias de colaboração em intervenções necessárias para a requalificação dos mesmos" nos domínios do ordenamento do território, reabilitação urbana e habitação.

Com efeito, a deslocação a Cabo Verde, em que Rui Moreira se fez acompanhar pelos seus vereadores do Urbanismo e do Espaço Público e Património, Pedro Baganha, e da Habitação e Coesão Social e da Educação, Fernando Paulo, incluiu a visita a centros históricos de várias localidades daquele arquipélago, nomeadamente nas ilhas de Fogo, Sao Nicolau, Sao Vicente e Santiago, sempre com a ministra Eunice Silva e os respetivos autarcas.

De resto, Rui Moreira recordou as tradicionais e fortes relações do Porto com Cabo Verde, desde logo com a cidade de Mindelo, na Ilha de São Vicente, com que está geminado desde 1992. E o governo cabo-verdiano pretende estender essa parceria aos municípios de São Filipe (Ilha do Fogo) e Ribeira Brava (Ilha de São Nicolau) para intervenção nos seus centros históricos, que Rui Moreira visitou nesta semana.

O final da visita aconteceu em São Vicente, onde a receção calorosa fez o presidente da Câmara do Porto sentir-se "em casa", como afirmou na sessão solene em sua honra na cidade do Mindelo. Também aqui Rui Moreira tomou conhecimento dos programas governamentais em vigor no plano do ordenamento do território e da forma como se pode concretizar o trabalho municipal.