Economia

Rui Moreira partilha a experiência da gestão da cidade do Porto no MIPIM

  • Notícia

    Notícia

Na reta final do MIPIM, a mais importante feira de Imobiliário da Europa, o presidente da Câmara do Porto foi um dos convidados especiais da conferência que decorreu à porta fechada no Majestic Hotel em Cannes, na manhã desta quinta-feira.

Presidentes de câmara e líderes políticos de 35 cidades reuniram em Cannes, no âmbito do MIPIM, para debater a gestão do espaço público, o planeamento urbano e os novos modelos de políticas urbanas. A reunião teve também por objetivo refletir sobre o papel que os presidentes de Câmara desempenham na operacionalização de novas políticas, que devem estar integradas na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Tal como referido pelo moderador do evento, Greg Clark, "este é o tempo dos mayors [autarcas] e das cidades", que devem abordar as questões das relações entre o poder local e os governos centrais, mas também liderar questões entre cidadãos e empresas.

A conferência incluiu discussões e partilha de experiências, com os participantes a apresentarem as políticas de cada cidade em relação à gestão das smart cities, nas áreas de mobilidade, das novas regras de eficiência energética, do turismo e da reabilitação dos centros históricos. O grande leque de assuntos abrangidos pelo debate contribuiu para a apresentação de resultados globais, sendo que os governos, de direita ou de esquerda, têm de partilhar soluções que abarquem o interesse dos cidadãos e o interesse das cidades, com os presidentes de câmara a poderem atuar nessa gestão, sem depender exclusivamente do governo central.

Todas as mesas redondas afirmaram que "deixar tudo nas mãos dos governos nacionais e centrais não é suficiente". A conclusão final, neste domínio, foi a necessidade de reequilibrar e alinhar os objetivos, combinados com uma ação concertada em termos de comunicação desde o início. É o poder local que terá o conhecimento mais realista das necessidades de cada cidade, o que não obsta à necessidade e à obrigação dos governos centrais atuarem.

Rui Moreira referiu a necessidade de enquadrar a visão da gestão da cidade em termos de uma visão integrada e europeia, salientando os problemas de transporte e de reconstrução e reabilitação urbana que precisam de ser resolvidos na cidade.

O evento incluiu a participação dos oradores Neal Gorenflo, diretor executivo e co-fundador da Shareable, de Christopher Williams, diretor do Escritório das NU-Habitat, e de Steven Zeeman, diretor executivo da Greystar Continental Europe. Os debates foram moderados pelo Prof. Greg Clark, consultor nas áreas de economia e investimento nas cidades.