Política

Rui Moreira participa no primeiro encontro mundial de presidentes de câmara contra o antissemitismo

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

2021_mayors_summit_against_anti_semitism.jpg

O “Mayors Summit Against Anti-Semitism” realiza-se na próxima terça-feira, dia 16, e vai juntar autarcas de todo o mundo, do Porto a Atenas, voando virtualmente até Pittsburgh. A cidade de Frankfurt, na Alemanha, organiza o evento online, em parceria com a organização Combat Anti-Semitism.

O passado do Porto na história de milhares de judeus não foi indiferente ao convite formulado a Rui Moreira para intervir numa conferência à escala internacional, que colocará líderes de diversas cidades do mundo a debater sobre o preconceito, a hostilidade ou a discriminação contra os judeus.

Será mesmo um encontro transcontinental que reúne, também, a presidente de Câmara de Buenos Aires (Argentina), uma representante governamental de Montevideu (Uruguai), o presidente da Câmara de Pittsburgh (EUA), o autarca de Toronto (Canadá), além de cidades europeias como Amesterdão, Bruxelas, Palermo, Vilnius, entre muitas outras, representadas no fórum pelos respetivos presidentes.

E, na verdade, a escala “Mayors Summit Against Anti-Semitism” extravasa o âmbito municipal, ao convocar para os diversos painéis que decorrem ao longo do dia personalidades como Michael O'Flaherty, diretor da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, Lord John Mann, assessor do Reino Unido para o antissemitismo, Jacky Rosen, senadora norte-americana do estado do Nevada, e, como seria expectável, um representante de Israel, Haim Bibas, que acumula o cargo de chairman na Federação das Autoridades Locais de Israel com a presidência da Câmara de Modi'in-Maccabim-Re'ut.

No Porto, a comunidade judaica está perfeitamente enraizada. Conta, atualmente, com cerca de 500 membros, provenientes de mais de 30 países, e tem vindo a agregar novos elementos, fortalecendo uma história que se interliga há mais de cinco séculos.

Razão também que impulsionou a criação do Museu do Holocausto, pronto a inaugurar assim que a pandemia o permita. Criado pela Comunidade Judaica do Porto, o espaço museológico localizado Rua do Campo Alegre, próximo à sinagoga Kadoorie, vai retratar não só o genocídio de judeus cometido pelos nazis, abordando tudo o que esse extermínio significou, mas também o antes e o depois da Segunda Guerra Mundial.

Para assistir ao “Mayors Summit Against Anti-Semitism” deve registar-se aqui.