Sociedade

Rui Moreira leva inovação para a igualdade no Porto a conferência internacional de presidentes de câmara

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_CityLab_2022_Amesterdao_01.JPG

DR

O presidente da Câmara do Porto marcou presença na Champion Mayors Iniciative for Inclusive Growth, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Integrada no Bloomberg CityLab 2022, que acontece até esta terça-feira, em Amesterdão, nos Países Baixos, promove a partilha de experiências inovadoras na luta contra as desigualdades sociais e económicas.

Rui Moreira reuniu com Dagur Eggertsson, presidente da Câmara de Reiquiavique (Islândia) e do Conselho de Administração da Champion Mayors Iniciative for Inclusive Growth, e Lamai Kamal-Chaoui, diretora do Centro de Empreendedorismo, PMEs, Regiões e Cidades da OCDE.

Numa iniciativa que juntou presidentes de Câmara de todo o mundo, o autarca partilhou as iniciativas levadas a cabo na cidade do Porto, nomeadamente o seu compromisso com a neutralidade carbónica e a economia circular, a política de assinatura mensal de transportes públicos para jovens e famílias, ou o programa de habitação acessível Porto com Sentido.

“Não consigo conceber administrar uma cidade que seja próspera, mas apenas para alguns. Comprometi-me a governar de forma inclusiva, usando a atração de investimento e acesso à cultura como instrumentos de coesão social e verdadeira democracia, dando competências e trabalhando em rede com as partes locais interessadas para o máximo impacto”, defendeu Rui Moreira.

Esta Champion Mayors Iniciative for Inclusive Growth atribuiu grande destaque à situação na Ucrânia, tendo Rui Moreira defendido a existência de um "Plano Marshall", sob o chapéu da OCDE, como forma de transmitir transparência ao processo e rigor no uso dos dinheiros públicos. O próprio presidente da câmara de Lviv, Andriy Sadovyi, marcou presença na sessão plenária da Bloomerg CityLab, esta segunda-feira, enquanto o homónimo de Kyiv, Vitali Klitschko, participou online na sessão de abertura.

Dezenas de autarcas abordaram ainda questões relacionadas com a problemática da neutralidade carbónica, a pressão inflacionista nas cidades e a forma como isso modifica o trabalho dos municípios, além da necessidade de descentralização e como tem sido implementada pelos vários governos.

A Champion Mayors Iniciative for Inclusive Growth surgiu em 2016 “como resposta à crescente lacuna entre ricos e pobres”, no sentido de juntar sinergias entre autarcas, comprometidos com o combate às desigualdades e com a promoção de um crescimento económico mais inclusivo nas cidades.

Esta é apenas uma das várias iniciativas que, até terça-feira, preenchem o programa do Bloomberg CityLab 2022, o evento global que reúne presidente de câmara, inovadores de cidades proeminentes, líderes empresariais, especialistas urbanos, artistas e ativistas para discutir e descobrir soluções replicáveis ​​para questões prementes como a recuperação pandémica, o acolhimento de refugiados ou o combate às alterações climáticas. A organização é uma parceria da Bloomberg Philanthropies com o Aspen Institute.