Economia

Grupo Ageas inaugura nova sede em zona reabilitada do Porto

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, inaugurou hoje a nova sede do Grupo Ageas, no Porto, projeto do arquiteto Luís Pedro Silva. Criado de raiz para albergar a instituição, o novo edifício, localizado no Nó de Francos, entre a VCI e a Avenida AEP, em Ramalde, assenta numa transparência e sustentabilidade moderna. Rui Moreira comparou-o mesmo ao “Flatiron Building”, icónico edifício de Nova Iorque.

“Quando se junta empreendedorismo, arquitetura e visão de futuro só podemos ficar agradados com o que vemos”, afirmou Rui Moreira, deixando um elogio ao arquiteto Luís Pedro Silva, “representante da escola de arquitetura do Porto”, e a toda a equipa de Urbanismo da autarquia, liderada pelo vereador Pedro Baganha (também presente na cerimónia, bem como a vereadora da Saúde e Qualidade, Catarina Araújo): “não complica e ajuda quem quer investir na cidade”.

“Este é um edifício icónico, numa zona totalmente reabilitada. Queremos e fazemos tudo por ter uma cidade cada vez mais confortável e interessante”, acrescentou.

O Icon Douro, assim se chama o edifício sede do Grupo Ageas, no Porto, ocupa uma área de 7.600 m2, com cinco pisos, todos eles em “open space”. “O Porto é muito importante para o grupo”, assumiu Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, deixando uma garantia: “Queremos continuar a investir aqui”.

Para Artur Varum, presidente da Civilria, empresa construtora do edifício adaptado às circunstâncias de trabalho atuais e futuras, o propósito é o mesmo: “Queremos construir edifícios cada vez mais sustentáveis. No caso do Porto queremos continuar ajudar a fazer uma boa cidade”.

Promover a inovação e inclusão

O projeto inclui mais dois edifícios, um de escritórios e um de apartamentos para arrendamento. Todo o espaço Icon inclui jardim, praças, serviços de apoio e espaços públicos.

Criado de raiz, o novo edifício permite a todos os colaboradores da instituição poder trabalhar de uma forma flexível e colaborativa. Com um investimento de cerca de 30 milhões de euros, o edifício espelha, segundo o CEO do grupo, “os nossos valores – Care, Dare, Share e Deliver – e promove tanto a criatividade como a inovação, mas também a inclusão”.

Alinhada com esta visão, a zona da restauração do novo espaço, que inclui cafetaria, restaurante, zona self-service e esplanada acessível a todos, será explorada pela SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria - uma instituição de solidariedade fundada em 1976, referência na inclusão social no setor alimentar.

A inauguração contou ainda com elementos da escola de artes circenses Chapitô, que receberam todos os convidados com muita animação, e também com músicos convidados.