Economia

Rui Moreira fez dez viagens oficiais

  • Notícia

    Notícia

artur mass.JPG

O presidente da Câmara do Porto fez em 2014 dez viagens ao estrangeiro, sempre a convite de entidades externas, onde tratou de temas como a cooperação na área da cultura, atração de investimento, promoção turística, smart cities, mobilidade, infra-estruturas urbanas e candidaturas comunitárias. Essas viagens resultaram também na promoção do Porto na imprensa internacional, com relevo para entrevistas em órgãos de comunicação espanhóis, britânicos, chineses e para uma mesa redonda na BBC World, com outros presidentes de Câmara de grandes cidades europeias.

Nas dez delocações ao estrangeiro, Rui Moreira passou quase 30 dias fora do país, com passagens pelo Brasil, China e Londres. A grande motivação das deslocações foi a promoção da marca Porto e a divulgação externa da cidade para atrair investimento. O objetivo é abrir portas para trazer autarcas e investidores à cidade.

Os contactos na área do turismo, da cultura e da inovação foram outras das intenções das deslocações a Tours ou Bordéus, em França, a Cracóvia, na Polónia, ao Brasil, Londres, a Madrid e Barcelona, em Espanha, ou a Macau.

Uma das cidades com quem mais se avançou em conversações foi a Corunha, onde Rui Moreira esteve em março, já que a mesma resultou na assinatura de um protocolo que abrange várias áreas, entre as quais a cultura, a inovação e a cooperação em candidaturas transfronteiriças a fundos comunitários.

Em novembro, a visita de Rui Moreira a Londres traduziu-se num grande destaque internacional, já que o autarca foi ao Reino Unido a convite do jornal The Economist, para ser orador numa conferência sobre infraestruturas urbanas e participou também num debate na televisão BBC World sobre o futuro das cidades europeias.

A viagem mais longa (seis dias) foi a feita à China, em novembro, a Macau e Shenzhen, a primeira cidade chinesa a abrigar uma zona económica especial, que teve como missão principal a captação de investimento.

Em Bordéus, Rui Moreira aprofundou "relações bilaterais na área do turismo e da cultura", as mesmas áreas em que o autarca fez contactos em Tours, em maio.

São Paulo e Curitiba, no Brasil, foram visitados em setembro, a convite da Arqt. Futuro (bienal internacional de arquitetura de São Paulo), para o autarca participar como orador na conferência "Estratégia Urbana".

Em Barcelona, o presidente da Câmara do Porto esteve duas vezes: em maio, a convite da Fundação Barcelona Comércio, e em novembro, como orador na Smart City Expo World Congress. Na capital catalã, encontrou-se com Artur Mas, o presidente do Governo Autonómico da Catalunha.

Moreira foi a Madrid em outubro, durante dois dias, para participar no Fórum Nueva Economia.

Nenhuma das viagens foi custeada pela autarquia, já que todas foram feitas "a convite" de municípios ou de outras entidades.

De acordo com a mesma fonte, as visitas e os contactos resultaram na assinatura de vários acordos e protocolos de cooperação.

A par disso, as viagens também já atraíram ao Porto alguns autarcas (de Vigo e Corunha, por exemplo), bem como delegações de empresários estrangeiros.

Na foto com Artur Mas, presidente do Governo da Catalunha.

BBC World: