Sociedade

Rui Moreira evoca "liberdade" (vídeo) ao mostrar coração de D. Pedro IV

  • Notícia

    Notícia

O coração de D. Pedro IV foi hoje visto, depois de anos guardado. A urna em que está encerrado e conservado na Igreja da Lapa, no Porto, foi aberta pelo presidente da Câmara Rui Moreira, o guardião das chaves do cofre que contém a urna. O acto serviu para verificar o bom estado de conservação do coração doado pelo Rei e símbolo da liberdade da cidade do Porto, mas o momento foi também foi aproveitado para a rodagem de um filme do realizador Miguel Gonçalves Mendes, intitulado "O Sentido da Vida", a estrear proximamente em seis países.

Rui Moreira aproveitou a ocasião para recordar que o coração de D. Pedro IV "é o símbolo de um valor da cidade do Porto: a liberdade. Nos tempos que correm, e 24 horas depois dos atentados de Paris, é muito importante evocarmos a liberdade e não procurarmos explicar o fenómeno do terrorismo ou desculpá-lo".

A operação foi acompanhada não apenas pela equipa de filmagens de "O Sentido da Vida", mas também pela comunicação social e pelos responsáveis pela Venerável Irmandade de Nª Srª da Lapa, que tem à sua guarda o coração.