Política

Rui Moreira: “Este é o momento de abrir um novo tempo nas relações entre o Porto e Vigo”

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, deslocou-se, esta sexta-feira, a Vigo, para reuniões bilaterais com representantes do Governo Regional da Galiza e participar no encontro "Vigo-Porto". Os laços históricos que unem as duas cidades, a cooperação atualmente existente ao nível das infraestruturas (eixo ferroviário, portos marítimos), competitividade e turismo estiveram em debate no Museu do Mar.

"Este é o momento de abrir um novo tempo nas relações entre o Porto e Vigo", sublinhou o presidente da Câmara, na abertura do encontro, em que participou a convite da delegada territorial de la Xunta de Galicia en Vigo, Marta Fernández-Tapias Núñez. "O Porto espera, no futuro, ter em Vigo um aliado para somar forças em benefício da toda a eurorregião [Galiza - Norte de Portugal]", acrescentou.

Sobre as infraestruturas que interessam às duas regiões, e de acordo com o jornal "La Voz de Galicia", Rui Moreira alertou para o risco que corre o financiamento europeu da ligação ferroviária de alta velocidade, entre a Galiza e Portugal, devido à pressão exercida por outros projetos. "Não vai haver dinheiro para todos e, por isso, não entendo o silêncio de Vigo, a cidade que mais deveria estar interessada em promover o comboio de alta velocidade para o Porto", sublinhou, pedindo ao público presente no Museu do Mar que faça pressão a favor do comboio transfronteiriço.

Também o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa serviu para Rui Moreira aludir aos investimentos que o Município do Porto está a fazer na cidade para acolher os milhares de peregrinos.

Nesta deslocação a Vigo, e antes da conferência no Museu do Mar, Rui Moreira foi recebido, oficialmente, por Marta Fernández-Tapias Núñez, nas instalações da sede regional do Governo da Galiza.

Os dois representantes políticos tiveram ainda a oportunidade de andar por algumas ruas do casco histórico da cidade galega, interagindo com a população. "Há 20 anos Vigo era uma referência para o Porto, mas temos sido mais rápidos a mudar a cidade, a atrair investimento empresarial, a reabilitar o concelho", comparou Rui Moreira.

O presidente da Câmara do Porto recebeu das mãos de Marta Fernández-Tapias Núñez uma camisola do Celta de Vigo, instituição que está a comemorar o centenário da sua fundação.