Política

Rui Moreira: "Estamos a abrir uma janela para o futuro no relacionamento entre o Porto e Nagasaki"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto foi recebido, esta quinta-feira, pelo governador de Nagasaki, Kengo Ooishi, no âmbito da visita de Rui Moreira ao Japão, por ocasião das comemorações dos 480 anos de amizade entre os dois países e dos 45 anos da geminação do Porto com aquela cidade nipónica.

O governador expressou, novamente, a sua gratidão pela hospitalidade da visita que fez ao Porto, em junho passado, e mencionou as várias influências da presença portuguesa no país do sol nascente desde o século XVI. Para o futuro, o governante espera que as relações entre ambas as cidades se tornem cada vez mais ativas.

Na agenda do dia, Rui Moreira encontrou-se, também, com o Cônsul Honorário de Portugal em Nagasaki, Masatoshi Miyawaki, visitou a Oura Cathedral e o Glover Garden, onde esteve presente o curador, Matsuda Megumi, e Dejimara, uma ilha artificial na baía da cidade japonesa, local de uma antiga feitoria portuguesa.

Maior dinamismo na relação Porto-Nagasaki

No discurso proferido durante o jantar de despedida, oferecido pelas autoridades locais, o presidente da Câmara do Porto confirmou “o vigor da parceria entre Porto e Nagasaki, bem como a longevidade das afinidades culturais que unem os nossos dois países".

“Estamos a abrir uma janela para o futuro no relacionamento entre Porto e Nagasaki", disse o edil.

O presidente da Câmara do Porto sublinhou que "continuam fortes os laços históricos, culturais e afetivos que ligam os nossos dois países. É muito reconfortante saber que os vestígios da passagem de Portugal pelo Japão se mantêm vivos, ocupando um lugar proeminente na memória e identidade deste país".

Hoje, frisou Rui Moreira, "Portugal e o Japão partilham valores fundamentais como o respeito pela paz, pelos direitos humanos, pela democracia e pelo estado de direito. São também parceiros importantes quer na conservação ambiental dos oceanos, quer na defesa de uma ordem marítima livre e aberta. Além disso, os dois países têm vindo a estreitar as suas relações comerciais e a reforçar o investimento".

O autarca português garantiu que "à semelhança do Japão, também a nossa cidade se orgulha de preservar as suas tradições e manter um carácter forte e distintivo. Tal não significa, no entanto, que o Porto não esteja aberto a outras culturas e mundividências".

Relativamente aos 45 anos do acordo de geminação entre Porto e Nagasaki e, agora, à sua renovação, o presidente da Câmara deixou uma garantia: “Queremos que esse futuro traga à relação entre as duas cidades um maior dinamismo não apenas no diálogo cultural e nas questões civilizacionais, mas também em áreas de grande potencial quer económico, quer científico e tecnológico”.

Durante o jantar usaram também da palavra o Mayor de Nagasaki, Suzuki Shiro, e o Governador de Nagasaki, Ooishi Kengo. Seguiu-se um brinde ao futuro das relações entre os dois países e, sobretudo, das duas cidades.

O presidente da Câmara do Porto cumpriu um intenso programa, que incluiu uma visita ao parlamento nacional japonês (Dieta) em Tóquio, um encontro com o embaixador de Portugal no Japão, Vitor Sereno, a assinatura da renovação do acordo de geminação com Nagasaki, uma visita aos locais emblemáticos que assinalam a tragédia atómica e ao Nagasaki Prefectural Art Museum, desenhado pelo arquiteto Kengo Kuma, que assina o projeto de reconversão do Matadouro de Campanhã, em parceria com o gabinete de arquitetos portuenses OODA.