Política

Rui Moreira entregou as chaves da cidade do Porto aos três líderes europeus

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

Rui Moreira entregou hoje as chaves da cidade do Porto ao presidente do Parlamento Europeu, David Maria Sassoli, ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. “Ao entregar a vossas excelências as chaves da cidade do Porto - a cidade da liberdade -, em nome dos nossos cidadãos, expresso o nosso apreço e incentivo para que prossigam a abertura de novos diálogos para uma sociedade mais justa e inclusiva na Europa”.

“A partir deste dia, têm as chaves de nossa casa. Mais do que isso, passam a ser cidadãos portuenses”, declarou esta manhã o presidente da Câmara do Porto na sessão solene de boas-vindas aos altos representantes da União Europeia, que entre hoje e amanhã reúnem-se na cidade para a Cimeira Social, ponto alto da terceira Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O gesto foi simbólico mas revestiu-se de significado, realçou Rui Moreira no seu discurso. “O Porto - cidade da liberdade - reconhece com apreço o enorme contributo solidário da União Europeia ao longo dos últimos 35 anos. O nosso país e a nossa cidade mudaram de forma radical e positivamente, mas encaramos esta como uma missão inacabada”, referiu o autarca, recordando que este ano completa-se o 35.º aniversário da integração de Portugal e Espanha na União Europeia.

Na cerimónia que se realizou no Salão Nobre na Câmara do Porto, Rui Moreira dirigiu também uma palavra de agradecimento ao primeiro-ministro e atual presidente do Conselho da União Europeia, António Costa, destacando a opção feita e o “empenho pessoal” para a concretização da Cimeira Social Europeia, do Conselho Europeu informal e da Cimeira UE-Índia no Porto. “Estamos muito honrados com a presença dos mais altos representantes da União Europeia, hoje, no Porto e na nossa Câmara Municipal. Esta é uma visita com muito significado”, frisou.

Na sua intervenção, Rui Moreira afirmou continuar a acreditar no “projeto europeu”, como uma oportunidade na construção de um futuro de paz, liberdade e prosperidade. A este propósito, citou a Declaração de Robert Schuman: “A Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto”, diante de David Maria Sassoli, Charles Michel e Ursula von der Leyen.

Devido à situação pandémica e por questões de segurança, a sessão ficou restrita a um núcleo constituído pelo primeiro-ministro António Costa, pela comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, pelo presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, e pelo vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo.

Sem passar em branco, por isso, a Covid-19, o presidente da Câmara do Porto comentou ainda que “a atual crise sanitária impõe-nos uma resposta coletiva, evidenciando as necessidades e desafios que a Europa enfrenta”. Para Rui Moreira, a União Europeia pode e deve contar mais com as cidades neste processo. Recordando que, à data de ontem, participou no Cities Social Summit, conferência paralela à programação da Cimeira Social, disse ser unânime entre autarcas de toda a Europa que “as cidades ainda têm um papel maior a desempenhar” para uma recuperação justa e inclusiva.

Analisando o caso particular do Porto, Rui Moreira partilhou que a cidade “tem vindo a apostar muito na coesão social” e que “a cultura é o instrumento mais importante” para a concretização do desenvolvimento social, ambiental e sustentável. “A Orquestra Juvenil Bonjóia, que hoje atuou para vossas excelências, é um exemplo de coesão social através da cultura”, observou Rui Moreira, aludindo ao projeto “Música para Todos”, promovido pela Câmara do Porto junto desta formação musical que, minutos antes, tinha presenteado os líderes europeus com um momento musical no átrio da Câmara do Porto, durante o qual tocou o Hino da União Europeia (9.ª Sinfonia Beethoven).

O projeto visa dar a crianças oriundas de meios sociais desfavorecidos a oportunidade de frequentar educação musical profissional. “Diluindo as diferenças, constitui-se como um modelo de integração promotor da igualdade de oportunidades", contextualizou o presidente da Câmara do Porto.

Depois de terem recebido das mãos de Rui Moreira as chaves da cidade, e de terem assinado o Livro de Honra logo à entrada do edifício, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, dirigiram-se à varanda dos Paços do Concelho, com a Avenida do Aliados defronte. Embora não estivesse protocolarmente previsto, a comitiva passou ainda pela Sala de Sessões e a Sala D. Maria, onde estiveram à conversa com Rui Moreira durante alguns minutos. Saíram acompanhados pelo primeiro-ministro para um almoço restrito na Casa do Roseiral, antes do arranque dos trabalhos da Cimeira Social na Alfândega do Porto, esta tarde.