Economia

Porto deve consolidar-se como polo de atração para negócios e pessoas

  • Notícia

    Notícia

O Porto deve consolidar-se enquanto cidade de verdadeiras oportunidades, nomeadamente um "polo de atração de negócios e de pessoas", sublinhou Rui Moreira na sessão de abertura do Career Summit. O evento é promovido pela Câmara do Porto, através do projeto Cidade das Profissões, e decorre durante esta quinta-feira, na Casa da Música.

Perante uma sala cheia, o presidente da Câmara do Porto, que esteve acompanhado pelo vereador da Habitação e Coesão Social e da Educação, Fernando Paulo, explicou que o Município entende como "fundamental promover a criação de empresas e de emprego na cidade". Para isso, é necessário "intervir junto dos jovens e adultos que vivem, estudam e trabalham no Porto", de modo a que estes possam "dar resposta às necessidades do mercado de trabalho" da cidade, disse Rui Moreira.

Segundo o edil, essa intervenção passa por "uma melhor articulação entre o sistema de ensino e formação e as necessidades reais de recrutamento das organizações".

"Este é o propósito da atividade que desenvolvemos na Cidade das Profissões: informar e orientar o cidadão sobre o mercado de trabalho atual, proporcionando contextos de promoção e desenvolvimento de competências-chave e aproximando-o das organizações que possam ter a resposta para as suas necessidades de desenvolvimento profissional", explicou.

O secretário de Estado do Emprego, presente igualmente na sessão de abertura, elencou alguns dos desafios atuais que o mercado de trabalho português enfrenta e elogiou o papel da Câmara do Porto nesta área.

"Esta iniciativa é o alavancar de um trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos com a Cidade das Profissões", começou por dizer Miguel Cabrita, referindo que a Câmara do Porto é uma das poucas autarquias do país com uma unidade orgânica direcionada exclusivamente para as questões da empregabilidade.

"Exprime, não só do ponto de vista interno, mas também do ponto de vista do compromisso político perante uma área da política pública, um sinal importante e de foco numa área que é, evidentemente, muito importante para uma cidade e região como o Porto", disse o Secretário de Estado do Emprego.

O Career Summit 2018 trata-se de uma iniciativa anual destinada a estudantes e técnicos que no seu quotidiano trabalham as questões da gestão de carreira e orientação vocacional e profissional (psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, sociólogos, entre outras áreas).

Vem substituir uma atividade anterior, intitulada "Orientação Profissional ao Longo da Vida", ganhando outra escala, mas mantendo o mesmo carácter provocatório, nomeadamente suscitar a reflexão orientada acerca das questões da gestão de carreira no futuro e da evolução do mercado de trabalho.

Durante o dia discutem-se questões como o impacto da digitalização do mercado de trabalho e a evolução do conceito de carreira, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, quais os fatores mais valorizados pelas empresas aquando o recrutamento ou os benefícios que vão para além do salário, entre painéis principais e "talks" paralelas.