Mobilidade

Rui Moreira em Lisboa para se juntar ao debate sobre o aeroporto e o transporte ferroviário

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_Rui_Moreira_formal.jpg

Miguel Nogueira

O presidente da Câmara do Porto participa, esta terça-feira, em dois momentos de debate: um sobre o aeroporto de Lisboa e outro sobre a competitividade do transporte ferroviário. Rui Moreira desloca-se à capital para participar na conferência do Conselho Económico e Social (CES), “Novo aeroporto: tempo de decidir”, e no congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte (ADERSIT).

A iniciativa do CES, em parceria com o jornal Público, surge da consciência “de que Portugal se confronta há várias décadas com a necessidade de construção de uma infraestrutura aeroportuária para o país” e da mais recente “criação de uma Comissão Técnica Independente para avaliar várias hipóteses de localização”.

O presidente da Câmara do Porto é convidado do painel de debate em torno do tema “A Norte ou a Sul do Tejo?”, onde também participa o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e o ex-ministro do Planeamento, João Cravinho.

A conferência, que decorre na Fundação Oriente, pode ser acompanhada em direto na plataforma do Conselho Económico e Social, a partir das 9h30.

Da parte da tarde, Rui Moreira estará na Fundação Calouste Gulbenkian para participar no XV Congresso Nacional da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transporte, este ano debaixo do tema “Aumentar a competitividade: Mobilidade, Logística e Transporte Ferroviário”.

Ao lado do presidente do Metropolitano de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, o presidente da Câmara do Porto junta-se ao debate sobre “Mobilidade Sustentável – O papel estruturante do Modo Ferroviário nas Áreas Urbanas”.