Política

Rui Moreira distinguido com Master de Oro pelo Real Forum de Alta Dirección de Espanha

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto acaba de receber em Lisboa a distinção Master de Oro, atribuída pela Real Forum de Alta Dirección, de Espanha. Para o presidente executivo da instituição, D. Carlos Escudero de Burón, o reconhecimento impõe-se porque "a liderança de Rui Moreira agregou a cidade, no rumo ao desenvolvimento e afirmação internacional".

A cerimónia decorreu ao final da tarde desta terça-feira, no Círculo Eça de Queiroz, e foi conduzida pelo presidente executivo do Real Forum de Alta Dirección. Esta é a primeira vez que a prestigiada instituição de Espanha atribui o Master de Oro em Portugal, abrindo simbolicamente com este ato o "Capítulo Português" na atribuição destes prémios, já com grande tradição na vizinha Espanha.

De acordo com o secretário-geral do Capítulo Português do Real Forum de Alta Dirección, José António Silva e Sousa, justificava-se a entrega de um dos Master de Oro 2019 a Rui Moreira, porque o Município do Porto, "sob a sua gestão, tem-se distinguido pelo crescimento sustentado e pela competitividade no quadro internacional". Por outro lado, a instituição destaca a cidade do Porto como um dos destinos turísticos preferidos dos espanhóis e sublinha o facto de ter sido "palco do momento mais alto da última visita a Portugal de S.M. os Reis de Espanha".

O Real Forum de Alta Dirección (RFAD) é uma instituição criada em 1982, sob a presidência de honra do Rei Emérito Don Juan Carlos. Tem como finalidade distinguir os líderes dos vários sectores económicos, políticos e sociais do espaço ibero-americano, proporcionando assim um espaço de agregação social nesses diversos quadrantes.