Educação

Rui Moreira deu boas-vindas aos professores das AEC com palavras de confiança

  • Notícia

    Notícia

Com uma mensagem de confiança perante os desafios que se colocam no ano letivo que agora arranca, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, deu as boas-vindas aos professores que vão integrar a oferta municipal de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

Numa cerimónia que decorreu ao início desta tarde, na Fundação de Serralves, o autarca lembrou os desafios que resultam das circunstâncias absolutamente excecionais em que tem início este ano letivo. Mas reforçou que foi feita uma preparação atempada e minuciosa, em articulação com os parceiros do Município, e garantiu que foram mobilizados todos os recursos locais para que esteja tudo pronto para receber os cerca de 25.000 alunos que estudam nas escolas do Porto.

"Portugal, a Europa e o Mundo vivem uma situação de pandemia que nos apanhou de surpresa e que nos obrigou rapidamente a reagirmos e a encontrar as melhores soluções de prevenção e combate ao vírus. Apesar destes momentos difíceis e exigentes, pretendemos que o novo ano letivo inicie com a maior normalidade possível, mas com muita responsabilidade para todos os intervenientes do sistema educativo, pelo que o preparamos ainda com mais tempo do que é habitual", sublinhou Rui Moreira.

Admitindo que este ano letivo "será particularmente desafiante para toda a comunidade educativa", o presidente da Câmara do Porto frisou que o Município está a "encetar todas as ações para que a crise sanitária internacional, decorrente da evolução epidemiológica do novo coronavírus e responsável pela pandemia de Covid-19, tenha impactos controlados e rapidamente resolúveis nas nossas escolas".

A esse propósito, o autarca lembrou as sessões de esclarecimento que o Município levou a cabo com os diferentes agrupamentos de escolas e escolas secundárias do Porto (e também com os lares de idosos), notando que essa parceria "de todos os dias" permitiu construir "uma relação de grande confiança e uma forte colaboração e cumplicidade para que o Porto seja cada vez mais uma cidade educadora e uma referência pela forma como cuida e educa as crianças e os jovens".

"Estar aqui hoje, a receber-vos e a criar condições para que a partir de amanhã mais de 4.000 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico distribuídos por 229 turmas possam iniciar as atividades com normalidade e com profissionais de excelência" é o resultado de um trabalho em rede, notou Rui Moreira, salientando a articulação entre a Direção Municipal de Educação, as escolas, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Autoridade de Saúde e demais serviços Câmara.

Reforço da oferta

Numa sessão em que também marcaram presença os vereadores dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, e da Educação, Fernando Paulo, o presidente da Câmara do Porto enalteceu ainda o reforço do programa municipal "Porto de Atividades": "Dando resposta ao conceito de Escola a Tempo Inteiro, permite prolongar, em mais uma hora diária, o tempo de permanência das crianças na escola, através do desenvolvimento de uma atividade de Apoio ao Estudo que constituirá um fator fundamental de igualdade de oportunidades e de inclusão social", destacou.

Com um agradecimento à "experiência, implicação e espírito de missão" dos professores de AEC, Rui Moreira reconheceu ainda que o momento que todos vivemos "é não só um grande desafio para o sistema educativo, mas também, e principalmente, uma oportunidade para que este tempo, seja de proximidade entre os vários elementos da comunidade educativa, porque todos queremos o melhor para as nossas crianças".

"É muito importante que as famílias percebam e sintam que as nossas escolas são espaços seguros. Que todos estamos e vamos fazer por isso. Que cada um de nós tem um papel a cumprir para que assim aconteça" concluiu o presidente da Câmara do Porto, terminando a sua intervenção com uma frase do educador e escritor brasileiro Rubem Alves: "Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais".