Política

Rui Moreira dá as boas-vindas a conferência da UE sobre o “Impacto das tecnologias disruptivas na Defesa”

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

mno_RM_Cimeira_Europeia_Universidade_Cultura_01.jpg

Miguel Nogueira

O presidente da Câmara do Porto deu hoje as boas-vindas à conferência anual de investigação e desenvolvimento da Agência Europeia de Defesa (EDA), que decorre este ano durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. “Impacto das tecnologias disruptivas na Defesa” parte da organização conjunta do Ministério da Defesa Nacional com a EDA.

A pandemia não permitiu, como estava previsto, a concretização da conferência na cidade do Porto. Mas esse constrangimento não inviabilizou o reconhecimento do papel colaborativo que a Câmara do Porto teve na organização da conferência.

Rui Moreira interveio, por isso, na sessão de abertura, tal como estava programado, apenas com a nuance de o ter feito através de um ecrã.

Incidindo sobre o tema da conferência, o presidente da Câmara do Porto considerou que “os desafios colocados pela globalização exigem uma cooperação cada vez mais estreita e reforçada a nível da União Europeia e da NATO, que salvaguardem o modo de vida europeu alicerçado nos valores da liberdade e nos direitos fundamentais dos cidadãos”.

Para o autarca, a política de defesa comum na resposta às crises é ainda hoje mais relevante, “particularmente perante as atuais crises sanitárias e migratórias”. E, para que este fortalecimento seja possível, é preciso apostar na “inovação tecnológica para a modernização dos sistemas de defesa”, de modo a enfrentar, de forma eficaz, as problemáticas do terrorismo ou do cibercrime, considerou.

As últimas palavras Rui Moreira dedicou-as ao Porto, destacando que a cidade “é segura e interessante”, realçando o papel da cultura “como cimento que une as pessoas”.

A conferência, que decorre durante esta terça-feira, tem por objetivo promover uma discussão aberta e estimulante sobre a necessidade de a União Europeia e dos Estados-Membros continuarem a desenvolver soluções tecnológicas emergentes e disruptivas para melhorar as suas capacidades militares de defesa, investindo em tecnologias inovadoras e de última geração.

Entre os oradores, destaque para a participação do diretor executivo da Agência Europeia de Defesa, Jiří Šedivý, do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do diretor-geral do Joint Research Centre da Comissão Europeia, Stephen Quest, do diretor de tecnologia da Saab AB, Petter Bedoire, e do comandante supremo de transformação da Aliança NATO, General André Lanata.