Sociedade

Rui Moreira apela ao civismo dos cidadãos com o desenlace das competições futebolísticas (em vídeo)

  • Notícia

    Notícia

#mno_Rui_Moreira_varanda_apelo_festejo_responsavel.jpg

Miguel Nogueira

O presidente da Câmara do Porto deixa esta tarde, numa mensagem de vídeo, um apelo aos portuenses para que, dada a proximidade do fim do Campeonato Nacional de Futebol e da final Taça de Portugal, mantenham o mesmo civismo e atitude responsável que têm adotado nos últimos meses. Por isso, neste ano atípico, as celebrações e concentrações devem ser evitadas, de forma a honrar os sacrifícios que, individual e coletivamente, os cidadãos têm sabido fazer em tempos tão difíceis como este. 

Rui Moreira, que gravou hoje uma mensagem a partir da Câmara do Porto, reconhece que os adeptos gostam de tradicionalmente celebrar este tipo de acontecimentos, quando apurados os vencedores quer de um campeonato quer de outra competição desportiva de futebol.

Contudo, devido à crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, manda o bom senso que este ano toda e qualquer celebração e ajuntamentos sejam evitados. "Tenho que apelar ao civismo e ao espírito de solidariedade de todos para que compreendam que aquilo que foi conseguido nos últimos meses a pulso na cidade, com muitos sacrifícios individuais, tem de ser continuado", assinala o presidente da Câmara do Porto em vídeo.

O apelo para que os cidadãos cumpram as leis em vigor é sublinhado pelo autarca, que dirige ainda um outro pedido, desta feita à comunicação social. "Queria também apelar à comunicação social, porque ela própria tem um papel determinante para evitar as concentrações de adeptos e espero assim que possamos, cada um de nós, de acordo com as nossas opções e preferências clubísticas, celebrar, mas celebrar de forma civilizada como temos sabido celebrar neste tempo tão difícil para todos", conclui.