Política

Rui Moreira: “A ligação com a Galiza [em alta velocidade] é fundamental”

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#mno_presidente_rui_moreira.jpg

Miguel Nogueira

O presidente da Câmara do Porto reconhece que o diálogo do Porto com Vigo é essencial. "É um importantíssimo vizinho. Necessitamos de nos entender", sublinhou Rui Moreira, em entrevista, publicada este domingo, num dos mais importantes jornais da região, "La Voz de Galicia".

Entre outros dossiês, Rui Moreira garante que o projeto de alta velocidade não pode ser deixado para trás, lamentando que na última cimeira ibérica, realizada, recentemente, em Lanzarote, nas Canárias, "só se tenha falado das conexões entre França e Espanha". "A ligação a Lisboa [em alta velocidade] é interessante, mas com a Galiza é fundamental", reconheceu o autarca portuense.

"Não estamos a falar de um comboio direto do Porto para Madrid. Se temos o aeroporto mais importante que pode servir todo o Noroeste Peninsular, Vigo terá de desempenhar o mesmo papel, relativamente ao projeto de alta velocidade", acrescentou o presidente da Câmara do Porto.

Rui Moreira informa ainda na entrevista ao principal periódico da Galiza que já falou com o primeiro-ministro sobre o assunto e que António Costa assegurou que "a ligação à fronteira, em Valença, estará terminada em 2030", mas, para que esteja concluída, "será necessário que os 30 quilómetros para Vigo estejam garantidos, o contrário não seria normal. "Isso, sim, o norte de Portugal não perdoará se a alta velocidade for esquecida até 2030, independentemente de quem governe o país", avisou.

"Entre Espanha e Portugal há uma enorme desconfiança estratégica [sobre o assunto]", concluiu o autarca, para quem "se a Galiza e o Norte de Portugal fossem uma multinacional, já teriam regulado estas questões".

"Este é um tempo de urgências e emergências"

Ao "La Voz de Galicia", o presidente da Câmara do Porto reforçou a ideia de uma aliança estratégica entre Portugal e Espanha, que há dois anos apresentou como Iberolux. Face a uma conjuntura internacional adversa, com a guerra na Ucrânia e a crise energética, Rui Moreira defende que a união entre os dois países ibéricos ganha ainda mais força e deu como exemplo a transição energética. "Dentro de dez anos, a Península [Ibérica] vai produzir mais energia do que aquela que consome". A mudança, sublinhou, deve acontecer agora. "Este é um tempo de urgência e emergências" e "as decisões devem ser tomadas, mesmo com sacrifícios pessoais dos políticos", declarou.

No campo da mobilidade, Rui Moreira aludiu à construção das novas linhas de metro e à transformação que estas obras imprimem na geografia urbana. "A cidade está feita um estaleiro, mas acredito que fiz o que tinha a fazer. Com o compromisso que assumimos de o Porto atingir a neutralidade carbónica até 2030, se não tomássemos agora estas decisões agora, mais tarde não conseguiríamos cumprir", referiu o autarca.

Sobre o turismo, o presidente da Câmara sublinhou a importância que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem para toda a região do noroeste peninsular. "O Aeroporto do Porto é o único no Caminho de Santiago, pela quantidade de estrangeiros que chegam para iniciar a rota", afirmou, adiantando: "Quando me convém, venho a Vigo apanhar o avião, mas a Galiza deveria apostar num aeroporto e pela orografia é óbvio que deveria ser em Santiago de Compostela".

Rui Moreira esteve oficialmente em Vigo, na passada sexta-feira, a convite da presidente da Xunta de Galecia em Vigo, Marta Fernández-Tapias Núñez. Além de ter participado no fórum "Vigo-Porto", em que participaram vários dirigentes políticos da Galiza, o autarca encontrou-se oficialmente com o presidente da Xunta de Galecia, Alfonso Rueda Valenzuela.

Leia aqui entrevista de Rui Moreira ao "La Voz de Galicia".