Mobilidade

Ruas da Foz Velha vão ter corrimãos para melhorar acessibilidade pedonal

  • Notícia

    Notícia

Tem hoje início a empreitada de instalação de corrimãos num conjunto de ruas da Foz Velha, com o objetivo de melhorar a acessibilidade pedonal e mobilidade dos moradores nesta zona da Invicta.

As ruas estreitas e íngremes da Foz Velha colocam um desafio aos moradores com mobilidade condicionada, e é com o objetivo de facilitar-lhes a vida que a Câmara do Porto decidiu implementar um plano de promoção de acessibilidades, que vai dotar várias ruas daquela zona de corrimãos.

Na sequência da intervenção já levada a cabo na Travessa e Rua de S. José, vão iniciar-se os trabalhos num lote alargado de arruamentos, cuja configuração e topografia implica uma adaptação das condições de mobilidade e acessibilidade.

Assim, foram identificados pontos de carência, num diagnóstico que dividiu as ruas a intervencionar segundo três graus de prioridade: inexistência de corrimãos e guarda corpos em acessos de escadas públicos; inexistência de corrimãos em ruas com grande inclinação; e substituição de corrimãos existentes.

Os trabalhos, a cargo da empresa municipal Gestão e Obras do Porto - GO Porto, vão beneficiar um total de 14 ruas: Travessa dos Olivais, Rua de Santo Antonino, Rua do Bom Jesus, Rua de Santa Senhorinha, Travessa Alegre, Rua da Quinta, Rua da Beneditina, Calçada da Serrúbia, Viela da Senhora da Lapa, Escadas da Igreja, Travessa do Passeio Alegre, Rua do Sacramento, Travessa do Sacramento e escadas na Rua de Duarte Barbosa.

Após a fase de preparação e produção dos corrimãos em fábrica, os trabalhos na Travessa dos Olivais, na Rua de Santo Antonino, na Rua do Bom Jesus e na Rua de Santa Senhorinha iniciam nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, e têm a duração estimada de 17 dias.

Promovendo uma maior facilidade de acessibilidade aos edifícios e ao percurso das ruas, o plano de promoção de mobilidade garantirá uma melhor qualidade de vida aos moradores da Foz Velha, numa intervenção pouco evasiva para não descaracterizar esta zona histórica da cidade do Porto.

Para qualquer esclarecimento adicional, a GO Porto disponibiliza a linha direta de obra 228 339 303 e o site www.goporto.pt, onde pode encontrar-se toda a informação útil em relação à empreitada.