Turismo

Rua Sá de Noronha ganha mais vida e torna-se uma das mais cool do mundo

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

gco_rua_sa_noronha_2024_2.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Não é muito comprida. Tem pouco mais de 200 metros. Fica situada entre a Praça Gomes Teixeira (mais conhecida por Praça dos Leões) e a Rua das Oliveiras, bem no centro da cidade. Agora, a Time Out Global escolheu a Rua Sá de Noronha como uma das 30 ruas que vale a pena explorar pelo mundo fora.

"[A Rua Sá de Noronha] Tornou-se uma passagem obrigatória na cidade do Porto", pode ser lido no artigo da Time Out, que elegeu as 30 ruas mais cool do mundo e que coloca a portuense em 16.º lugar, numa lista liderada pela High Streetm de Melbourne (Austrália).

Em 2015, a Câmara Municipal decidiu implementar algumas alterações à circulação automóvel, com o objetivo de melhorar o acesso aos peões, numa zona com grande afluência pedonal. Hoje, a Rua Sá de Noronha está considerada uma das mais aprazíveis do mundo.

A "Sá de Noronha" ganha vida, sobretudo aos fins de semana, com a animação existente, bem ali ao lado, na Praça Carlos Alberto, mas também com a nova restauração que nasceu nos últimos anos, para além da cultura, com a Poetria, que renasceu em 2022, com o apoio do Município do Porto.

Em 2015, a Câmara Municipal decidiu implementar algumas alterações à circulação automóvel na Rua Sá de Noronha, com o objetivo de melhorar o acesso aos peões

Portugal está bem representado na lista da revista com várias edições em diferentes países. Para além da Rua Sá de Noronha, a Rua da Boavista… em Lisboa foi também distinguida.

Mas esta não foi a primeira vez que a Time Out elegeu uma zona da Invicta como sendo “cool” para o resto do mundo. Em 2020, o Bonfim foi considerado um dos 20 bairros mais aprazíveis do mundo, num naipe de cidades que incluiu Los Angeles, Hong Kong ou Barcelona.

"O bairro portuense mantém viva a identidade genuína da cidade", refletida no forte espírito de comunidade, no comércio de proximidade, nos refúgios no meio da natureza, escreveu, então, a revista. No início desse mesmo ano, o Bonfim tinha sido destacado também no conceituado jornal britânico The Guardian, como um dos dez bairros mais cool da Europa.