Mobilidade

Rua Pinheiro de Campanhã reabre ao trânsito

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Reabriu esta manhã ao trânsito a Rua Pinheiro de Campanhã. Fechada na sequência da empreitada do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC), a rua volta a ficar disponível para a circulação viária.

A obra do Terminal Intermodal, a cargo da GO Porto, deu origem a um equipamento com uma área bruta total de construção de cerca de 24 mil metros quadrados, assumindo-se como plataforma agregadora dos autocarros da STCP e dos operadores privados, comboios urbanos e de longo curso, metro e táxis, aproveitando ainda as acessibilidades rodoviárias existentes, nomeadamente a Via de Cintura Interna e as autoestradas circundantes (A1, A3 e A4). O Terminal será um dos principais nós da rede de transporte público, enquanto interface estratégico de um anel de contorno da cidade, funcionando em articulação com o interface da Casa da Música e o futuro interface do Hospital de S. João.

Com diversas áreas utilitárias (parque de estacionamento, terminal de camionagem, estação de serviço, paragens kiss & ride, parque de bicicletas e parque de táxis), áreas complementares de apoio ao público, áreas administrativas e técnicas, o TIC é um dos projetos que revolucionará a zona oriental da cidade, e traz também uma significativa requalificação dos arruamentos da envolvente, criando melhores condições de circulação e estacionamento.

A empreitada representa um investimento da Câmara do Porto de 12,6 Milhões de euros, com financiamento comunitário aprovado, através do Programa NORTE 2020.