Urbanismo

Rua Direita avança para a requalificação de arruamentos em Cedofeita

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa Rua Direita avança hoje com as obras de requalificação profunda da Rua e da Travessa de Marracuene, junto às ruas de Serpa Pinto e de Egas Moniz, em Cedofeita. Intervenção profunda representa um investimento municipal na ordem dos 450 mil euros.

Os trabalhos abrangem a pavimentação das faixas de rodagem e passeios, bem como a melhoria da acessibilidade pedonal, através da adoção de troços de via partilhada. Está também prevista a colocação de pavimentos táteis nas passagens de peões existentes e a criação de pequenas zonas de estar, incluindo a integração de espécies arbóreas.

A intervenção contempla, ainda, a instalação de elementos de mobiliário urbano e a execução de infraestruturas de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais, de telecomunicações e de iluminação pública, bem como a execução de sinalização rodoviária horizontal e vertical.

Com um prazo de execução previsto de cerca de 15 meses, a obra vai condicionar o trânsito e o estacionamento na zona até abril de 2024. Desta forma, será proibido o trânsito - exceto cargas e descargas e acesso a garagens - na Travessa de Marracuene, na Rua de Marracuene, no troço compreendido entre a Rua de Serpa Pinto e a Travessa de Marracuene, assim como no troço entre a Travessa de Marracuene e a Rua de Egas Moniz.

Além disso, durante o tempo de intervenção será interdita a paragem e o estacionamento na Travessa de Marracuene, lado norte, no troço compreendido entre o n.º 18 e o n.º4, numa extensão de, aproximadamente, 30 metros.

Asseguradas estão, como habitualmente, a acessibilidade pedonal, as operações de cargas e descargas e os acessos às garagens, bem como a criação de condições de acesso em todas as situações de emergência.

Informações detalhadas sobre os próximos condicionamentos e todo o andamento da obra estão disponíveis na página da GO Porto ou através da Linha da Obra 228 339 303.

O Rua Direita é o programa municipal que visa devolver condições de circulação e de fruição ao espaço público de zonas há muito tempo esquecidas. Serão perto de uma centena de arruamentos reabilitados, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.