Urbanismo

Rua de Serpa Pinto ganha espaços de conforto pedestre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Rua de Serpa Pinto foi o local escolhido para a implementação do projeto piloto "Play Time – Parklets Municipais". São áreas conquistadas à rede rodoviária, frequentemente instaladas em lugares de estacionamento, fomentando a promoção de caminhadas e oferta de espaços de conforto pedestre.

No contexto de uma estratégia de promoção da pedonalização dos espaços públicos da cidade, coordenada com os resultados de uma análise de mapeamento digital sobre tráfego pedonal, aquela artéria foi considerada como um eixo de grande potencial, quer como destino final – com concentração de estabelecimentos comerciais, restauração e/ou de bebidas, serviços e alguns equipamentos – quer pela sua capacidade em oferecer opções para outros destinos.

Tendo em consideração o desejo manifestado pelos comerciantes da zona em aumentar a capacidade daquele espaço público para acolher o peão, encontram-se ali reunidas as condições necessárias para a implementação do projeto piloto.

A intervenção ocupou dois lugares de estacionamento, junto aos números 190 ao 198 da Rua de Serpa Pinto, na fronteira do passeio entre a Rua de Egas Moniz e a Travessa de Marracuene, uma vez que essa parcela apresenta, simultaneamente, a menor inclinação de pavimento e a maior concentração de estabelecimentos comerciais.

A operação, promovida pelo Departamento de Espaço Público, ficou concluída com a pintura da área intervencionada, a instalação de bancos e floreiras arborizadas.