Cultura

Rota Porto Liberal revisita pessoas, espaços e memórias na origem da libertação da Invicta

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_1820_01.JPG

Porto.

A 8 de julho de 1832, D. Pedro IV desembarcava na praia Arnosa de Pampelido, num episódio que daria origem ao Cerco do Porto. A “Rota Porto Liberal” promove uma série de iniciativas para revisitar os confrontos entre liberais e absolutistas, da Revolução Liberal de 1820 à guerra civil de 1832-34. O programa “Pessoas, Espaços e Memórias” tem início nesta quinta-feira e vai até ao final de setembro.

A primeira proposta é para visitar três exposições temporárias. O Museu Nacional Soares dos Reis recebe “D. Pedro IV no Museu”, no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto vai estar patente “D. Pedro IV, Provedor da Misericórdia”, e o Museu Militar do Porto vai apresentar “A revolução de 24 de agosto de 1820: Prelúdio do Liberalismo em Portugal”. As três instituições vão expor peças históricas das suas coleções que ilustram esta época.

O programa inclui, ainda, percursos orientados a locais simbólicos do liberalismo. A 8 de julho o percurso “Do Paço à Misericórdia” começa no Museu Nacional de Soares dos Reis e termina no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, com passagem pelo Hospital de Santo António, o Parque Municipal das Virtudes e a Cadeia e o Tribunal da Relação.

A 9 de setembro, a proposta é conhecer “A Cidade em Revolta” desde a Igreja e Cemitério da Lapa, passando pelo Quartel de Santo Ovídio, a Rua dos Mártires da Liberdade e terminando no edifício dos Paços do Concelho.

O último percurso tem lugar a 30 de setembro e, sob o tema “Do Prado ao Baluarte”, vai visitar o Museu Militar do Porto, o Cemitério do Prado do Repouso, Mausoléu dos Mártires da Liberdade, a Biblioteca Pública Municipal do Porto, e a Real Casa Pia e Aquartelamento das Partidas Avulsas.

Todos os percursos orientados têm início às 15 horas e são limitados a grupos até 10 pessoas. Os bilhetes têm um custo de cinco euros e podem ser adquiridos através do email visitas@rotaportoliberal.pt.

Igualmente em grupos de 10, há visitas orientadas gratuitas a diversos espaços. A 15 de julho, a visita é à exposição no Museu Militar do Porto, a 22 de julho o convite é para conhecer o Quartel de Santo Ovídio e a Igreja e Cemitério da Lapa. A visita ao Cemitério do Prado do Repouso acontece a 29 de julho.

Em agosto, passando a ponte, é possível visitar o Mosteiro da Serra do Pilar no dia 5 e, no dia 12, a exposição no Museu Nacional Soares dos Reis. As marcações são feitas através do mesmo endereço de email.

A última oferta da “Rota Porto Liberal” são as “Exéquias em memória de D. Pedro IV” que acontecem a 24 de setembro, pelas 18 horas, na Igreja da Lapa. O programa é de entrada gratuita.

Organizada pela Câmara do Porto, a Direção Regional de Cultura do Norte, o Exército Português, a Irmandade da Lapa e os museus da Misericórdia do Porto e Nacional Soares dos Reis, a “Rota Porto Liberal” foi criada em 2017 com o objetivo de “divulgar lugares a esse tempo de luta e ao contributo dado por D. Pedro IV, também libertador do Brasil e seu primeiro imperador, enquanto país independente”.

Em 2020, o Porto assinalou o bicentenário da Revolução Liberal de 1820 com um vasto programa feito de exposições, um congresso, uma conferência internacional, colóquios, conversas situadas, concertos, percursos e visitas orientadas, lançamentos de livros e um ciclo de cinema. Mais recentemente, o Prémio Grémio Literário 2020 distinguiu o historiador José Manuel Lopes Cordeiro pelo livro “1820. Revolução Liberal do Porto”.