Ambiente

Rota das Árvores explora histórias aromáticas na Quinta de São Roque da Lameira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reabilitacao_expansao_parque_sao_roque_19.JPG

Filipa Brito

A proposta consiste em explorar plantas aromáticas menos conhecidas e que fazem parte da mancha da verde da Quinta de São Roque da Lameira, em Campanhã. A iniciativa da Rota das Árvores está marcada para 19 de novembro, com início às 14h30, sendo que as inscrições ficam disponíveis a partir desta sexta-feira, dia 11, às 21 horas (aqui). A participação é gratuita, com inscrição obrigatória.

“Especiarias alimentadas a clorofila” irá contar ao ar livre histórias aromáticas de faca e garfo. O repasto inclui caneleira, canforeira e loureiro, entre outros paladares. A visita leva, ainda, a um labirinto, a um miradouro e a um palacete, tudo no renovado Parque de São Roque, que ganhou mais 1,2 hectares de extensão nas recentes obras de beneficiação a que foi submetido.

Com origens que remontam ao final do século XVIII, a Quinta de São Roque da Lameira, tal como hoje a conhecemos, é fruto das profundas intervenções a que seria sujeita a partir do início do século XX, organizando-se no jardim e no parque, construído sobre uma série de socalcos ao longo da encosta que se desenvolve nas traseiras da casa, exposta a sul e com vistas soberbas para o rio Douro.

A Rota das Árvores é uma iniciativa do Município do Porto que já vai 3ª edição - “As Árvores Desconhecidas” | Dez rotas para deslindar o lado escondido das árvores do nosso quotidiano – e está integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Uma vez por mês, os participantes são convidados a conhecer alguns dos tesouros do património natural da cidade, em passeios destinados a descobrir e explorar as árvores, os espaços históricos onde estão inseridas e como influenciam a paisagem do Porto.