Ambiente

Rota da Energia 2021 passa pelo Porto para promover a literacia energética e utilização racional de recursos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_eficiencia_energetica.jpg

Miguel Nogueira

Iniciativa pretende fomentar a literacia energética e a utilização racional da energia e água, através de sessões de sensibilização junto de públicos-alvo definidos: cidadãos, escolas, técnicos municipais e entidades/empresas, com conteúdos desenvolvidos especificamente.

O Porto foi um dos municípios selecionados pela ADENE – Agência para a Energia para integrar a Rota da Energia 2021, uma iniciativa desenvolvida para responder ao desafio das alterações climáticas e sensibilizar a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Rota da Energia 2021 tem vindo a promover sessões formativas junto de públicos-alvo definidos: cidadãos, escolas, técnicos municipais e entidades/empresas.

Sob o mote “Mobilizar para a Ação Climática”, a Rota da Energia 2021 é dinamizada na cidade pela empresa municipal Águas e Energia do Porto. As atividades de informação, sensibilização e formação no âmbito desta iniciativa tiveram início na quinta e concluem-se nesta sexta-feira, combinando os formatos presencial e remoto. As sessões com técnicos municipais e com entidades e empresas decorreram no Pavilhão da Água; as sessões promovidas para as escolas (3.º ciclo) estiveram centradas no Porto Innovation Hub; e a sessão dirigida aos cidadãos interessados decorre em direto na Internet, nesta quinta-feira às 18 horas.

Os conteúdos das sessões formativas, especificamente adaptados a cada público-alvo, foram do consumo doméstico, eficiência e autoconsumo até às alterações climáticas e mobilidade sustentável, passando, nas sessões dirigidas aos técnicos municipais e às entidades e empresas, pelos programas e financiamentos disponíveis.

Promovida pela ADENE através do Cinergia – Centro de Informação para a Energia, a Rota da Energia 2021 tem como objetivos aumentar a literacia energética e promover utilização racional da energia e água.

Aumentar a ação individual e coletiva

A iniciativa visa contribuir para aumentar a ação individual e coletiva, através das mudanças de comportamento e de estilo de vida, assim como divulgar a importância dos temas da descarbonização junto dos consumidores e das empresas. A organização da Rota da Energia pretende ainda aprofundar o conhecimento em matéria de mitigação das alterações climáticas, divulgar boas práticas e dinamizar comportamentos de baixo carbono na sociedade, promovendo a formação para o setor da eficiência energética e hídrica e combatendo a pobreza energética.

Estão envolvidos um total de 15 municípios, selecionados em função da metodologia desenvolvida no projeto “LIGAR – Eficiência Energética para Todos”, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, que utiliza duas escalas, uma para arrefecimento e outra para aquecimento, considerando a região climática, a tipologia e as características dos edifícios, o consumo de energia, os equipamentos de climatização e os indicadores socioeconómicos tais como: a idade, os níveis de escolaridade, rendimento mensal médio, entre outros.

A iniciativa é desenvolvida em três eixos: a Rota do Norte percorre Porto, Viana do Castelo, Braga, Amarante e Guimarães. A Rota do Centro inclui Ílhavo, Figueira da Foz, Tomar e Castelo Branco. A Rota LVT (Lisboa e Vale do Tejo) conta com Sintra, Lisboa, Cascais, Almada, Barreiro e Torres Vedras.

A meta passa por alcançar 300 cidadãos em formato presencial e 1000 em formato online, 45 agrupamentos de escolas, 300 técnicos municipais, 60 entidades/empresas, promovendo um total de 250 horas de formação.

O Município do Porto tem vindo a trabalhar ativamente para ser cada vez mais “verde”, tendo-se associado ao Green Deal europeu, assumindo o compromisso de reduzir 50% das emissões de dióxido de carbono até 2030, mas com os olhos postos na meta de alcançar a neutralidade carbónica em 2050.