Cultura

Romaria Cultura em Expansão: um dia, quatro espetáculos, quatro territórios

  • Notícia

    Notícia

No próximo sábado, dia 13 de novembro, o programa municipal Cultura em Expansão apresenta um dia repleto de atividades, numa romaria que percorrerá os quatro territórios do programa, com teatro, música e performance.

O dia começará em Miragaia, às 11 horas, com a peça “Romeu & Julieta”, do Teatro Praga. Partindo de William Shakespeare, Cláudia Jardim e Diogo Bento reinterpretarão “Romeu & Julieta”, a clássica história de amor que põe no centro da ação dois adolescentes apaixonados em rota de colisão com as suas famílias e com uma sociedade repressora. Num ambiente divertido de uma cozinha em palco, os atores guiarão os jovens espetadores pela história de um amor maldito, misturando-a com a confeção de um delicioso cheesecake que leva o nome das personagens shakespearianas. Esta história, ainda que com uma linguagem adaptada, é a tragédia originalmente escrita no século XVI, ora trágica ora cómica, agora contada de forma lúdica, através dos ingredientes e dos passos da receita do bolo.

A romaria segue, às 17 horas, para a Associação de Moradores da Bouça, onde será apresentado o trabalho resultante da residência inédita que junta os músicos Audrey Chen & Alexandre Soares. Se o percurso de Alexandre Soares é sobejamente conhecido em Portugal, desde os seus primórdios como fundador dos GNR, às suas incursões na música de cena e a projetos como os Três Tristes Tigres ou Osso Vaidoso – a carreira de Audrey Chen, artista americana com ascendência asiática, conta por sua vez com mais de três décadas de criação de música intransigente e disciplinada, mas acusticamente selvagem, através quer da utilização a voz, quer do violoncelo. Juntos pela primeira vez, os dois artistas fazer-se-ão valer de um denominador comum: um constante inconformismo e a visão de uma música que evolui com o tempo.

A paragem seguinte, em Campanhã, acontecerá às 19 horas, no Mira Artes Performativas, com a apresentação de MINA MESA - Palco Altar. Com direção artística de Carlota Lagido, este espetáculo parte de “MINA MESA”, uma performance/debate à volta de uma mesa, em que o público era convidado a estar, sentar, comer, ler e debater os assuntos propostos, assim como a assistir a momentos performativos, vídeos e artes visuais. A performance agora apresentada surge das alterações drásticas à lógica relacional em virtude das condicionantes da pandemia Covid-19: a mesa passou a ser posicionada de outra forma, fugindo à proximidade do público, transformando-se num palco-altar, onde se mantém a relação performer/público mas à distância. Em formato debate, “MINA MESA - Palco-Altar” contará com a presença de algumas das performers do projeto original, assim como algumas convidadas da comunidade artística local. Simultaneamente haverá ainda uma exposição de desenhos de Carlota Lagido, assim como a apresentação do solo “MINA, song of myself”.

Para encerrar o dia, o palco da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres acolherá o concerto de Maria João / OGRE electric, às 21 horas. OGRE electric é o nome do projeto musical liderado pela mundialmente aclamada Maria João com o seu produtor, músico e amigo João Farinha. Centrado nos pianos elétricos, sintetizadores e eletrónica, esta aventura, que teve início em 2009 e tem passado por diversas identidades e formações, não deixa, no entanto, de incluir piano acústico e bateria, dando origem a um híbrido musical entre o jazz e a eletrónica. Uma banda com instrumentação invulgar e uma abordagem artística singular, que leva o público numa travessia pelo mundo dos sons, saltando fronteiras entre o digital e o analógico, com a voz de Maria João a indicar o caminho.

A entrada em todos os espetáculos da Romaria Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no local, a partir de meia hora antes do seu início.

Durante o mês de novembro, segue-se ainda a última apresentação de Obras Portuenses da Década de 20, as peças O Triângulo Cor-de-Rosa e Escuridão Bonita, as performances MB#6 2008 e MB#6 2018, a performance Sardinheira e a última Roda de Histórias.

Mais informações sobre o Cultura em Expansão podem ser consultadas no website do programa municipal.