Desporto

Rodrigo foi à varanda dos campeões: “Serve para mostrar à sociedade que somos alguém”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto atribui, nesta sexta-feira, três troféus de mérito desportivo à Federação de Andebol de Portugal, à Associação Portuguesa de Deficientes e ao atleta Rodrigo Vieira pelos percursos em prol da promoção do desporto adaptado.

Campeão do mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas, Rodrigo Vieira foi o centro das atenções na cerimónia que se realizou na Sala de D. Maria II. “É uma conquista que nos orgulha, um feito inspirador. Um exemplo de persistência, dedicação e vontade”, sublinhou a vereadora da Juventude e do Desporto, transmitindo o seu “agradecimento e reconhecimento” ao jovem atleta do Porto.

Catarina Araújo entregou três troféus, numa “homenagem simbólica”, a Rodrigo Vieira, ao presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, e ao secretário da direção da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) Porto e treinador, Ricardo Neves. “Acreditar, persistir e vencer”, lia-se no troféu. “Obrigado a todos, foram todos imprescindíveis”, sublinhou Catarina Araújo.

Os campeões vão à varanda”, lembrou a vereadora da Juventude e do Desporto, a encerrar a cerimónia, conduzindo Rodrigo Vieira e os restantes homenageados à sacada com vista para a Avenida dos Aliados.

“Somos alguém”

“Sinto alegria, é difícil de explicar. Ser recebido num sítio para os campeões, ir à varanda... Não era sequer um sonho, nunca tinha pensado nisto. É muito importante”, confessou o atleta, frisando: “Serve para mostrar à sociedade que somos alguém.”

O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, realçou que houve “muito trabalho e dedicação neste projeto”. “Há autarquias que têm atenção ao desporto, e o Porto tem. Numa perspetiva de desporto 360: profissional, formação, adaptado”, enalteceu o dirigente, agradecendo o reconhecimento. “O Rodrigo é um campeão”, vincou.

“Numa cidade que se quer aberta e inclusiva, o desporto tem de ser para todos”, reiterou a vereadora Catarina Araújo, lembrando o investimento da Câmara do Porto no desporto adaptado. “Temos vindo a adotar medidas de promoção da prática desportiva, criando condições que fomentem a prática do desporto adaptado. Nos nossos programas desportivos reservamos um conjunto de vagas que permitem a crianças com deficiência terem acesso à prática desportiva. Ainda ontem aprovámos 100 mil euros para apoiar atletas de alto rendimento e com elevado potencial”, concluiu.