Sociedade

Roadshow Xacobeo antecipa festa de São Tiago na Praça de Parada Leitão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Em 2021, o Porto associa-se às comemorações galegas do Ano Santo Jacobeu e, ainda que falte um mês para assinalar a festa de São Tiago, o Roadshow Xacobeo 21-22 traz já uma campanha itinerante à Praça de Parada Leitão, que pode ser visitada desta sexta-feira a domingo. A 17 de julho de 2022, chega à cidade a regata Iacobus Maris, cujos veleiros vão recriar a viagem do corpo do apóstolo Santiago desde Israel até à Galiza.

As celebrações do Xacobeo são promovidas pela Junta da Galiza em honra de São Tiago. Também conhecido como Ano Santo de Compostela ou Ano Jubilar, o evento acontece apenas nos anos em que o dia 25 de julho coincide com um domingo. É assim desde o século XII.

Além das comemorações alusivas ao Ano Santo, que, devido à pandemia, se prolonga até 2022, a campanha, em itinerância por Portugal e Espanha, pretende dar a conhecer os aspetos mais representativos da cultura, arte e gastronomia galega.

Destaque-se que o Porto é atravessado pelo Caminho Português da Costa, o Caminho Português Central ou Caminho Principal e o Caminho Português por Braga, que são calcorreados anualmente por milhares de peregrinos rumo a Santiago de Compostela. Atualmente, o Caminho Português da Costa e o Caminho Português Central estão em processo de certificação, com o envolvimento dos respetivos municípios e a gestão do Turismo do Porto e Norte.

Os Caminhos de Santiago foram declaradas pelo Conselho da Europa, em 1987, como primeiro Itinerário Cultural Europeu, e, em 1993, pela UNESCO como Bem Património da Humanidade, contribuindo para o desenvolvimento, a valorização cultural e turística das regiões que os integram.

A exposição trazida pelo Roadshow “Ano Jacobeu/Caminhos de Santiago/ Turismo da Galiza” conta com o apoio do Município do Porto e está de portas abertas numa unidade de turismo móvel, na Praça de Parada Leitão, entre as 10 e as 18 horas.